sábado, 7 de janeiro de 2012

"O Vento na Ilha" - Poema de Pablo Neruda




O Vento na Ilha 


O vento é um cavalo:
ouve como ele corre
pelo mar, pelo céu.

Quer levar-me: escuta
como percorre o mundo
para levar-me para longe.

Esconde-me em teus braços
por esta noite apenas,
enquanto a chuva abre
contra o mar e contra a terra
a sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para levar-me para longe.

Com tua fronte na minha
e na minha a tua boca,
atados os nossos corpos
ao amor que nos abrasa,
deixa que o vento passe
sem que possa levar-me.

Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e procure
galopando na sombra,
enquanto eu, submerso
sob os teus grandes olhos,
por esta noite apenas
descansarei, meu amor.


 in 'Os Versos do Capitão'
Tradução de Albano Martins


Marc Chagall, The Birthday, 1915


"Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem." 

Johann Goethe, in "Eufrosina"

Sem comentários: