sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

“Pense por si Próprio", in "Cartas a um jovem filósofo” - Texto de Agostinho da Silva


Su Blackwell (book sculptures), Sea monster


Pense por si Próprio


“Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.” 

Agostinho da Silva, “Cartas a um jovem filósofo”


Su Blackwell, The Wild Swans, 2008


Algum Dia 

Algum dia um novo Papa
anunciará altivo
que Deus é raiz quadrada
de um quantum negativo 

e o Deus que tanto procuro
em que atingido me afundo
é aquele ser-não-ser
do que acontece no mundo 

da matéria mais que densa
é que é divertido ser
ali se nada acontece
tudo pode acontecer. 


 Agostinho da Silva 

[George Agostinho Baptista da Silva, filósofo, poeta e ensaísta português, nasceu no Porto em 13 de Fevereiro de 1906 e morreu em Lisboa no Hospital de S. Francisco de Xavier num domingo de Páscoa, a 3 de Abril de 1994.]
 

 Su Blackwell, The Pearl 

As ondas

As ondas quebravam uma a uma. 
Eu estava só com a areia e com a espuma. 
Do mar que cantava só para mim.



Bee Gees


Sem comentários: