quinta-feira, 22 de março de 2012

"É Primavera agora, meu Amor!" - Poema de Florbela Espanca


Émile Vernon (França, 1872-1919)


É Primavera agora, meu Amor!


É Primavera agora, meu Amor! 
O campo despe a veste de estamenha; 
Não há árvore nenhuma que não tenha 
O coração aberto, todo em flor! 

Ah! Deixa-te vogar, calmo, ao sabor 
Da vida... não há bem que nos não venha 
Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha! 
Não há bem que não possa ser melhor! 

Também despi meu triste burel pardo, 
E agora cheiro a rosmaninho e a nardo 
E ando agora tonta, à tua espera... 

Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos... 
Parecem um rosal! Vem desprendê-los! 
Meu Amor, meu Amor, é Primavera!... 


Florbela Espanca, In Reliquiae, 1934 


Pinturas de Emile Vernon






Émile Vernon, The three Graces


Sonhei um sonho 

 
Sonhei um sonho 
e lembrei-me do sonho 
e esqueci-me do sonho 
e sonhei que procurava 
em sonho aquele sonho 
e pergunto se a vida 
não é um sonho que procura um sonho. 

1959

Cecília Meireles, in Poesia Completa



Apologize - OneRepublic


Sem comentários: