segunda-feira, 9 de abril de 2012

"O Sino da minha Aldeia" - Poema de Fernando Pessoa


Mario Agostinelli (Peru 1915 – Brasil, 2000), Vista parcial de Ouro Preto, s/d



O Sino da minha Aldeia


Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão triste como esta vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto,
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado, 
Sinto a saudade mais perto.


Fernando Pessoa


Yanni - Rainmaker


«No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras.» - Jacques Bossuet


Jacques-Bénigne Bossuet
 

Jacques-Bénigne Bossuet (27 de setembro de 1627 - Paris, 12 de abril de 1704) foi um bispo e teólogo francês.
Bossuet foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político; ele criou o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus.  
Bossuet era muito solicitado para realizar orações fúnebres, em virtude de fama de orador e pregador. Lançou a obra Orações fúnebres que apresentava doutrina religiosa, filosófica e estudos históricos.  
Famoso pelas suas pregações ao rei Luís XVI, foi designado para ser tutor do filho mais velho do rei Delfim. Foi nomeado conselheiro do rei depois de aprender o funcionamento da política junto à corte real. Foi designado bispo de Meaux e deixou a corte, mas continuou mantendo laços com o rei. Foi autor de "A Política tirada da Sagrada Escritura", publicada postumamente em 1709. 
Bossuet defendia o direito divino, legitimador do governo da realeza, conferindo-lhes autoridade ilimitada e incontestável.. Nessa situação, qualquer revolta seria considerada um crime, embora deixasse claro que o rei deveria sempre evitar o abuso de poder.
Defendia o jansenismo, doutrina que pregava a salvação como privilégio de pessoas escolhidas por Deus. O caso mais exemplar de governante que se serviu das ideias de Bossuet foi Luís XIV de França, chamado "Rei Sol".

Sem comentários: