segunda-feira, 25 de junho de 2012

"O meu condado" - Poema de António Nobre


Ivan Kap, Birdwatching


O meu condado 


No campo azul da alada fantasia
Edifiquei outrora, por meu mal,
Castelos de oiro, esmalte e pedraria,
Torres de lápis-lazúli e coral.

Numa extensão de léguas, não havia
Quem possuísse outro domínio igual:
Tão belo, assim tão belo, parecia,
O território de um senhor feudal...

Um dia (não sei quando, nem sei d'onde),
Um vento agreste de indiferença e spleen
Lançou por terra, ao pó que tudo esconde,

O meu condado - o meu condado, sim!
Porque eu já fui um poderoso conde, 
Naquela idade em que é conde assim...


António Nobre, in "100 poemas essenciais da língua portuguesa",  
Org. Carlos Figueiredo, 1ªed. (2004), BH, Editora Leitura. 
[Poema originalmente publicado em 1892.]


António Nobre


António Pereira Nobre (Porto, 16 de Agosto de 1867 — Foz do Douro, 18 de Março de 1900), mais conhecido como António Nobre, foi um poeta português cuja obra se insere nas correntes ultra-romântica, simbolista, decadentista e saudosista (interessada na ressurgência dos valores pátrios) da geração finissecular do século XIX português. 
A sua principal obra, (Paris, 1892), é marcada pela lamentação e nostalgia, imbuída de subjetivismo, mas simultaneamente suavizada pela presença de um fio de auto-ironia e com a rotura com a estrutura formal do género poético em que se insere, traduzida na utilização do discurso coloquial e na diversificação estrófica e rítmica dos poemas. 
Apesar da sua produção poética mostrar uma clara influência de Almeida Garrett e de Júlio Dinis, ela insere-se decididamente nos cânones do simbolismo francês. A sua principal contribuição para o simbolismo lusófono foi a introdução da alternância entre o vocabulário refinado dos simbolistas e um outro mais coloquial, reflexo da sua infância junto do povo nortenho. 
Faleceu com apenas 32 anos de idade, após uma prolongada luta contra a tuberculose pulmonar.


Capa do livro , de Antonio Nobre, publicado em 1892
(: O Livro mais triste que há em Portugal)


“Ai quem me dera entrar nesse convento. 
Que há além da morte e que se chama a Paz!”


António Nobre, Soneto n°18, in Só.


  Ivan Kap, Trouble on my way
 
...

A Prima doidinha por montes andava,
À lua, em vigília!
Olhai-me, Doutores! há doidos, há lava,
Na minha família...

Quando eu choro, choras comigo
Meu velho Cão! és meu amigo...
Tu nunca me hás de abandonar.

E os anos correram e os anos cresceram,
Com eles cresci:
Os sonhos que tinha, meus sonhos... morreram,
Só eu não morri...


António Nobre,  
'António' in Só.


Ivan Kap, Orchid



Maria João & Mário Laginha - Beatriz


Maria João (Lisboa 27 de Junho de 1956), nascida Maria João Monteiro Grancha, é uma cantora portuguesa de jazz.
Mário Laginha acompanha Maria João desde 1994, formando um bem sucedido duo com a cantora. Desta parceria, podem-se destacar os álbuns "Cor"(1998) - o qual evoca os 500 anos dos descobrimentos portugueses - e "Lobos, Raposas e Coiotes" (1999), no qual gravou duas famosas canções brasileiras, "Beatriz" e "Asa Branca". 
O álbum "Chorinho Feliz", (2000), lançado em comemoração aos 500 anos da presença portuguesa no Brasil, conta com a participação de músicos como Gilberto Gil e Lenine e outros músicos como Helge A. Norbakken, Toninho Ferragutti e Nico Assumpção. 
Em 2001 foi lançado o disco do projeto Mumadji, quarteto formado por Maria João, Mário Laginha, Helge Norbakken e Toninho Ferragutti
Em 2003 foi lançado o álbum "Undercovers" com releituras de grandes sucessos da música universal - incluindo "O Quereres", de Caetano Veloso. Em 2003, foi a diretora da academia do programa Operação Triunfo, na RTP. 
2004 foi o ano de "Tralha", com temas originais de Mário Laginha. 
Em 2007 lançou a solo o disco "João". Volta a colaborar na 3ª edição do programa Operação Triunfo. 
Desde 2009 que participa no projeto OGRE (com Júlio Resende, Joel Silva, João Farinha e André Nascimento), uma banda que mistura novos sons de Jazz com música eletrónica. 
Também desde 2010, mantém uma colaboração com o cantor de jazz belga David Linx. (Daqui)

Sem comentários: