quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Declaração" - Poema de José Régio


Júlio Resende, Tropical, 2007, Óleo s/tela



Declaração


Teorias são brinquedos
Que, por mim, não tomo a sério.
Tomo a sério os meus enredos.
Crer... só sei crer no Mistério.
De doutrinas não me importo!
Sinto-me bem no mar alto.
Só me recolho ao meu porto.
Convidam-me, e sempre eu falto.
De escolas, não sou aluno.
Se comunico, é em verso.
Sou muito diverso,
E uno. 
Júlio Resende


Júlio Martins Resende da Silva Dias
(Porto, 23 de Outubro de 1917 — Valbom, Gondomar, Portugal, 21 de Setembro de 2011) foi um pintor português.
Diplomou-se em Pintura em 1945 pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua primeira aparição pública em 1944 na I Exposição dos Independentes
Em 1948 partiu para Paris, recebendo formação de Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras gaulesas é exposto em Portugal em 1949 e as propostas actualizadas que Resende demonstra são acusadas pelos artistas portugueses, definindo a sua vocação de expressionista
Assimilou algum cubismo, vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caracterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. 
Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. 
Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor, trazendo à escola do Porto um novo espírito aos alunos que a frequentaram na década de 1960.
A obra pictórica de Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. 
Cavaco Silva referiu-se a ele como "grande Mestre da Arte Portuguesa do último século".
Morreu no dia 21 de Setembro de 2011 aos 93 anos. (Daqui)


Obras de Júlio Resende
Júlio Resende, As pombas, óleo sobre tela, 2010

Júlio Resende

Júlio Resende, Tranquilidade

Júlio Resende, Postal-Alentejo (aguarela-1950)

Júlio Resende, Postal-Estocolmo (aguarela-1957) 

Júlio Resende

Júlio Resende

Júlio Resende

Júlio Resende

Júlio Resende

Júlio Resende, Moça com balão, 1971

Júlio Resende, Pássaro

Júlio Resende, S/Título

Júlio Resende, Mulher e roupa, 1986

Júlio Resende, S/Título


“Eu sou aquilo que faço e pinto. Sou expressionista. Uma pessoa é expressionista porquê? Porque exalta certas coisas e desinteressa-se por outras. Começo sempre a trabalhar sem saber muito bem aquilo que vou fazer. Gosto muito do meu instinto, daquilo que vem e que depois controlo. Naturalmente, não vou até ao fim nesse devaneio. Em devido tempo, a reflexão vem ao de cima.”


Júlio Resende, entrevista, ao jornal «Público», em 2008

Sem comentários: