terça-feira, 3 de julho de 2012

"Ser Diferente" - Texto de Agostinho da Silva


Keith Haring 



Ser Diferente 

"A única salvação do que é diferente é ser diferente até o fim, com todo o valor, todo o vigor e toda a rija impassibilidade; tomar as atitudes que ninguém toma e usar os meios de que ninguém usa; não ceder a pressões, nem aos afagos, nem às ternuras, nem aos rancores; ser ele; não quebrar as leis eternas, as não-escritas, ante a lei passageira ou os caprichos do momento; no fim de todas as batalhas — batalhas para os outros, não para ele, que as percebe — há-de provocar o respeito e dominar as lembranças; teve a coragem de ser cão entre as ovelhas; nunca baliu; e elas um dia hão-de reconhecer que foi ele o mais forte e as soube em qualquer tempo defender dos ataques dos lobos."


Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes' 


Keith Haring


Keith Haring (Reading, 4 de maio de 1958 – Nova Iorque, 16 de fevereiro de 1990) foi um artista gráfico e activista estadunidense. Seu trabalho reflete a cultura nova-iorquina dos anos 1980. 
Nascido no estado da Pensilvânia, desde cedo mostrou interesse pelas artes plásticas. Do ano 1976 até o ano 1978 estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, transferiu-se para Nova Iorque, onde seria grandemente influenciado pelos graffitis, inscrevendo-se na School of Visual Arts. Homossexual assumido, o seu trabalho reflexivo também é um conjunto de temas homo-eróticos, ele tambem apoiava a prostituição, por isso alguns de seus temas são considerados eróticos. Keith Haring começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de metrô de Nova Iorque. As suas primeiras exposições começaram a partir de 1980 no Club 57, que se tornou um ponto de encontro da elite vanguardista. Na mesma década, participou em diversas bienais e pintou diversos murais pelo mundo - de Sydney a Amsterdã e mesmo no Muro de Berlim. Amigo pessoal de Grace Jones, foi ele quem lhe pintou o corpo para o videoclip "I'm Not Perfect". Em 1988, abre um Pop Shop em Tóquio. Na ocasião, afirma: 

"Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar SIDA, ninguém mais pegará." 

— Keith Haring.

Meses depois em entrevista à revista Rolling Stone declara que tem o vírus HIV. Em seguida, cria a Keith Haring Foundation, em favor das crianças vítimas da SIDA. Em 1989, perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em PisaItália, executa a sua última obra pública - o grande mural intitulado Tuttomondo, dedicado à paz universal. 
Haring morreu aos 31 anos de idade, vítima de complicações de saúde relacionadas à doença, tendo sido um forte activista da conscientização de seus perigos, que abordou mais que uma vez em suas obras e pinturas. 
Em 4 de maio de 2012, quando faria 54 anos, foi homenageado pelo Google. O doodle imitava suas obras de pop art.


Obras de Keith Haring















"O homem que está muito ocupado em censurar os outros 
está sempre pouco ocupado em examinar a si próprio." 

(Thomas Lye, 1694-1767)


Sem comentários: