sábado, 1 de setembro de 2012

"Uma vida exterior simples e modesta só pode fazer bem" - Texto de Albert Einstein


Norman Rockwell (American, 1894–1978), Portrait of Norman Rockwell 
Painting the Soda Jerk, 1953


Uma vida exterior simples e modesta só pode fazer bem


Uma vida exterior simples e modesta só pode fazer bem, tanto ao corpo como ao espírito. Não creio de modo algum na liberdade do ser humano, no sentido filosófico. Cada um age não só sob pressão exterior como também de acordo com a sua necessidade interior. O pensamento de Schopenhauer: «O homem pode, na verdade, fazer o que quiser, mas não pode querer o que quer», impressionou-me vivamente desde a juventude e tem sido para mim um consolo constante e uma fonte inesgotável de tolerância. Esse conhecimento suaviza beneficamente o sentimento de responsabilidade levemente inibitório e faz com que não tomemos demasiado a sério, para nós e para os outros, uma concepção de vida que justifica de modo especial a existência do humor. 
Do ponto de vista objectivo, pareceu-me sempre desprovido de senso querer-se indagar sobre o sentido ou a finalidade da própria existência ou da existência da criação. E, no entanto, cada homem tem certos ideais, que o orientam nos seus esforços e juízos. Neste sentido o bem-estar e a felicidade nunca me pareceram um fim em si (chamo a esta base ética o ideal da vara de porcos). Os ideais que me iluminavam e me encheram incessantemente de alegre coragem de viver foram sempre a bondade, a beleza e a verdade. Sem o sentimento de harmonia com aqueles que têm as mesmas convicções, sem a indagação daquilo que é objectivo e eternamente inatingível no campo da arte e da investigação científica, a vida ter-me-ia parecido vazia. Os fins banais do esforço humano: propriedade, êxito exterior e luxo pareceram-me desprezíveis desde jovem. 

Albert Einstein, in 'Como Vejo o Mundo'


Vida e Obra de Norman Rockwell

Norman Rockwell
 

Norman Rockwell (Nova Iorque, 3 de fevereiro de 1894 — Stockbridge, Massachusetts, 8 de novembro de 1978) foi um pintor e ilustrador americano
Rockwell era muito popular nos Estados Unidos, especialmente pelas 323 capas da revista The Saturday Evening Post que realizou durante mais de quatro décadas, e das ilustrações de cenas da vida quotidiana nas pequenas cidades. Fez também capas para a revista Boy’s Life, publicação do Movimento Escuteiro nos Estados Unidos. Suas criações, bastante idealizadas da vida americana, tiveram uma grande influência na sociedade americana, principalmente como reflexão da imagem que têm de si mesmos. Sua carreira como ilustrador superou de longe sua carreira como pintor, ainda que se tenha dedicado a esta última com bastante insistência nos últimos quinze anos de vida. 
Pintou os retratos dos presidentes Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon, assim como o de outras importantes figuras mundiais, tais como Gamal Abdel Nasser e Jawaharlal Nehru. Um de seus últimos trabalhos foi o retrato da cantora Judy Garland, em 1969.
 

Norman Rockwell, Triple Self- Portrait, 1960
Cover illustration for The Saturday Evening Post, February 13, 1960. 
 

“Some people have been kind enough to call me a fine artist. I’ve always called myself an illustrator. I’m not sure what the difference is. All I know is that whatever type of work I do, I try to give it my very best. Art has been my life.” - Norman Rockwell 


Norman RockwellFreedom from Want, 1943, oil on canvas, 
illustration for The Saturday Evening Post, March 6, 1943,
 collection of Norman Rockwell Museum.
 

Norman Rockwell, Girl at Mirror, 1954, Norman Rockwell Museum


Norman Rockwell, The Tattoo Artist, 1944
 

Norman Rockwell, Before the shot (Doctor), 1958


Norman Rockwell, Election Day, 1948


Norman Rockwell, Freedom of Worship, 1943


Norman Rockwell, The Problem We All Live With, 1964 (Ver) 


Norman Rockwell, “The Young Lady with a Shiner”, 1953
(For realism, Rockwell advertised for a model with a real black eye.)


Norman RockwellSurprise (Teacher's Birthday), 1956
(A tribute to Rockwell's favorite 8th grade teacher, Miss Smith.)
 

Norman Rockwell, "Boy and Girl Gazing at Moon", 1926
Cover illustration for “The Saturday Evening Post,” April 24, 1926.


Sem comentários: