quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A arte de Ben Heine - "Pencil Vs Camera"


Ben Heine 

Ben Heine (nascido em 12 de junho de 1983 em Abidjan, Costa do Marfim) é um pintor, ilustrador, retratista, caricaturista e fotógrafo belga. Estudou escultura, artes gráficas (em que trabalhou durante 8 anos), e também é formado em jornalismo. 


A arte de Ben Heine 

"Pencil Vs Camera"

Ben Heine encontrou um caminho totalmente diferente daquele a que estamos habituados para alterar a realidade da fotografia. De forma inovadora, ele altera as imagens com simples desenhos feitos a lápis em folhas brancas.

"Pencil Vs Camera"

De forma quase artesanal, Heine muda e complementa as suas fotografias com a grafite dos lápis, criando uma nova realidade, imaginada por si. O trabalho Pencil vs Camera é, por isso, o resultado da junção das suas duas paixões: a fotografia e o desenho.


"Pencil Vs Camera"

Com 27 anos, estudou jornalismo, e aí descobriu a importância da escrita e do lápis, mas também o impacto de uma fotografia. Depois de dez anos a tirar fotografias e a desenhar, Pencil Vs Camera pareceu-lhe o próximo passo na sua carreira artística.


"Pencil Vs Camera"

A ideia de juntar as duas técnicas surgiu-lhe no início de 2010, enquanto via televisão ao mesmo tempo que escrevia uma carta. Ao reler o texto, antes de pôr a carta no envelope, reparou na transparência do papel, que lhe permitia ver as imagens que passavam atrás, na televisão. Apercebeu-se rapidamente que poderia fazer algo similar, juntando duas acções diferentes e aí começou a trabalhar na sua ideia. O primeiro trabalho desta série surgiu no mesmo dia. Juntou duas cadeiras e uma pequena mesa no jardim para o cenário e começou a desenhar no papel a imagem que via à sua frente. Depois, foi só tirar uma fotografia com o enquadramento correcto.


"Pencil Vs Camera"

De acordo com Ben Heine, a fotografia e ilustração sempre andaram juntas em sua vida e a ideia do projeto é representar 1/4 da imagem com um desenho de traços simples, porém realista, dando uma continuidade diferente à cena original. 
Com uma criatividade além do normal os resultados são surpreendentes, fascinantes e divertidos. 


"Pencil Vs Camera"

"Pencil Vs Camera"

"Pencil Vs Camera"

"Pencil Vs Camera"

"Pencil Vs Camera"
 
"Pencil Vs Camera"


"Eu sempre vejo os bons aspectos no progresso humano. Eu, pessoalmente, não acho que há lados ruins em tecnologias, desde que elas sejam usadas ​​de forma criativa e construtiva para ajudar os artistas a aumentar as suas habilidades. Inovações significativas em arte gráfica são muito importantes e não acontecem com tanta frequência. Quero dizer, ter boas ideias é impressionante, mas expressá-las com formas totalmente novas de arte é ainda mais interessante, na minha opinião. Eu não tenho nenhuma declaração específica sobre a minha arte, eu só dou a minha própria direção o tempo todo, e eu acredito que novas mídias também nos dão a oportunidade de explorar universos de fantasia desconhecidos e desenvolver um estilo distinto. Na série Pencil Vs Câmera por exemplo, eu queria demonstrar que é possível combinar o desenho e a fotografia de uma forma imaginativa harmoniosa e atraente. Eu só inventei esta técnica que me permite expressar mensagens mais poderosas com as ferramentas que eu uso mais." - Ben Heine


Ben Heine em Lisboa, 2012 - Samsung Experience


Ben Heine

Sem comentários: