sábado, 9 de fevereiro de 2013

"A Noite Desce" - Poema de Florbela Espanca


Valentine Cameron Prinsep (British painter, 1838-1904), Sweet Repose, oil on canvas



A Noite Desce


Como pálpebras roxas que tombassem
Sobre uns olhos cansados, carinhosas,
A noite desce... Ah! doces mãos piedosas
Que os meus olhos tristíssimos fechassem!

Assim mãos de bondade me embalassem!
Assim me adormecessem, caridosas,
E em braçadas de lírios e mimosas,
No crepúsculo que me enterrassem!

A noite em sombra e fumo se desfaz...
Perfume de baunilha ou de lilás,
A noite põe-me embriagada, louca!

E a noite vai descendo, muda e calma...
Meu doce Amor, tu beijas a minh'alma
Beijando nesta hora a minha boca!


Florbela Espanca, in Sonetos


Valentine Cameron Prinsep, My Lady Betty, ca.1864 


Valentine Cameron Prinsep, muitas vezes conhecido como Val Prinsep (14 de fevereiro de 1838 - 11 de Novembro de 1904), foi um pintor britânico da escola Pré-Rafaelita.


Valentine Cameron Prinsep, The Queen was in the Parlour, 1860,
  Manchester Art Gallery
 

Valentine Cameron Prinsep, At the First Touch of Winter, 
Summer Fades Away, c. 1887 


Valentine Cameron Prinsep, Il Barbagianni (The Owl), 1863


Valentine Cameron Prinsep, Ayesha, 1887


Valentine Cameron Prinsep, Head of an Italian Girl


Valentine Cameron Prinsep, Mariana, 1888  
 

Valentine Cameron Prinsep, Reclining Woman with a Parrot, ex. 1865
[The Lady of the Tooti-Nameh or The legend of the parrot]

Sem comentários: