Rogier Van Der Weyden, The Appereance of Mary before Augustus
oil on panel (91 × 40 cm) — c. 1445 - 1448
"O homem é a corda estendida entre o animal e o além-do-homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar, perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar. O que é de grande valor no homem é ser uma ponte e não um fim; o que se pode amar no homem é que seja uma passagem e um sucumbir."
Friedrich Nietzsche
Rogier Van Der Weyden, St. Ivo (c. 1450)
Oil on oak panel, 45 x 35 cm, National Gallery, London
Oil on oak panel, 45 x 35 cm, National Gallery, London
Rogier van der Weyden, Portrait of a Lady, c. 1460.
Rogier van der Weyden, The Annunciation, ca. 1440, oil on panel
Rogier van der Weyden, The Annunciation, ca. 1440, oil on panel
Rogier van der Weyden, The Nativity
oil on panel (91 × 89 cm) — c. 1445 - 1448
Rogier van der Weyden, The Vision of the Magi
oil on panel (91 × 40 cm) — c. 1445 - 1448
Rogier van der Weyden, St Luke Drawing the Virgin, 1435,
oil and tempera on panel
Rogier van der Weyden, The Braque Triptych, c. 1452 (right panel)
Detail showing the Magdalene
Rogier van der Weyden, The Descent from the Cross (c. 1435),
oil on oak panel, 220 × 262 cm. Museo del Prado, Madrid
Rogier van der Weyden, Seven Sacraments Altarpiece (1445)
Rogier van der Weyden, The Last Judgment,
oil on panel (215 × 560 cm) — 1443-1451
Rogier van der Weyden
Rogier van der Weyden, portrait by Cornelis Cort, 1572
Rogier van der Weyden ou Rogier de Bruxelles, cujo verdadeiro nome é Rogier de la Pasture (Tournai, 1400 — Bruxelas, 18 de junho de 1464), foi um dos mais notáveis e importantes pintores góticos flamengos.
Ao ser proclamado pintor oficial da cidade de Bruxelas, adoptou o nome de Rogier van der Weyden, que era, notoriamente, um nome flamengo. Rogier trabalhou bastante em Bruxelas, especialmente na corte do Duque da Borgonha. Era um discípulo de Robert Campin. Partiu para Itália em 1450 e viveu em Roma e Ferrara, embora tenha voltado a Bruxelas no final da sua vida.
Rogier foi bastante aclamado durante sua vida inteira e vários pintores europeus, como Zanetto Bugatto, foram enviados para a oficina de Rogier para aprender com o mestre. Sua obra influenciou vários outros artistas como Hugo van der Goes, Hans Memling, Petrus Christus, Dieric Bouts, Gerard David, Joos van Cleef e Frans Floris.
Seus quadros são hoje disputados pelos melhores museus e colecionadores de todo o mundo, encontrando-se algumas das suas obras no Museu do Prado, em Madrid e no Museu do Louvre, em Paris.
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