sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Arte inspirada nas Histórias da Bíblia - Obras de Caravaggio (Michelangelo Merisi da Caravaggio)


Caravaggio, São João Batista no deserto, c. 1604




Personagem bíblica e santo do Cristianismo, o pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia, S. João Batista terá nascido na Judeia, no ano 2 a.C. e morrido em 27 d.C
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho de Zacarias, um sacerdote judaico, e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo. 
Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo. Partiu para o deserto para pregar.
Censurou Herodes Antipas por ter cometido adultério com a sua cunhada, Herodíade. Foi, por isto, preso e, mais tarde, decapitado, a pedido de Salomé, sobrinha do rei e filha de Herodíade.


Caravaggio (Vida e Obra)

Caravaggio, pintura de Ottavio Leoni, cerca de 1621.


Pintor italiano, Michelangelo Merisi ficou conhecido como Caravaggio, o nome da aldeia onde nasceu em 1573, situada perto de Milão. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante.
Aluno de Simone Peterzano, influenciado por Ticiano, partiu depois para Roma, onde começou por trabalhar para o Cavaliere d'Arpino, um pintor maneirista. Nos primeiros trabalhos reflete-se desde logo a preocupação pelo jogo do claro-escuro, um elemento que viria a definir a sua arte. O Tocador de Alaúde e A Cigana que prevê o Futuro contam-se entre os trabalhos desta época, encomendados pelo Cardeal Francesco del Monte. A maturação do seu estilo começou com a decoração de uma capela em S. Luigi dei Francesi, em Roma, que provocou controvérsia. Os modelos das suas composições eram figuras vulgares, camponeses e membros das classes mais baixas. O realismo, a ousadia, a originalidade com que representava cenas religiosas levou à rejeição da obra pelo clero. A versão finalmente aceite de S. Mateus e o Anjo data de 1599. As primeiras versões de O Martírio de S. Pedro e A Conversão de S. Paulo, pintadas na capela de Santa Maria del Popolo em 1600, foram igualmente rejeitadas. A irreverência que caracterizava a sua obra fazia igualmente parte do seu caráter. Turbulento e desordeiro, viu-se obrigado a fugir à justiça em 1606, partindo para Nápoles. O seu périplo, assinalado por disputas e vinganças, conduziu-o de Nápoles a Malta, depois à Sicília e novamente a Nápoles, onde foi gravemente ferido. Acabou por morrer, em 1610, num pequeno porto toscano com um ataque de malária, contraída durante uma passagem pela prisão local, vítima de um mal-entendido. As últimas obras, realizadas em Malta e na Sicília, acentuam a simplicidade das formas e o poder dramático criado pelo contraste entre a luz e sombra. A sua influência é sobretudo assinalável nos artistas flamengos e holandeses, o que inclui Rubens e até Rembrandt e os pintores da escola de Utrecht. Vai ainda influenciar a pintura espanhola, designadamente Velásquez e Murillo.

Caravaggio. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-06-21].


Caravaggio, A Anunciação, 1608 (The Annunciation)


Caravaggio, Repouso na Fuga para o Egito (1595-1596)


Caravaggio, Ceia em Emaús (1601)


Caravaggio, A Captura de Cristo, (O Beijo de Judas), 1602, Galeria Nacional da Irlanda


Caravaggio, A flagelação de Jesus, 1607


Caravaggio, A deposição de Cristo no túmulo, c. 1602-1604  
 Óleo sobre tela - 300 x 203


Caravaggio, São João Batista (1609-1610)


 Outro João Batista (1604/1609) por Caravaggio


Caravaggio, A Decapitação de São João Batista, 1608


 Caravaggio, Salomé com a cabeça de São João Batista 


 Caravaggio, A incredulidade de Tomé


Ao longo da história da arte, muitos artistas foram inspirados por histórias da Bíblia.
No Art and the Bible, site de língua inglesa, apresenta uma seleção de artistas e seus quadros, todos relacionados a uma passagem da Bíblia. (http://www.artbible.info)

Sem comentários: