terça-feira, 4 de junho de 2013

"Soneto do amor difícil" - Poema de David Mourão Ferreira


David Ligare, Penelope, 1980



Soneto do amor difícil 


A praia abandonada recomeça
logo que o mar se vai, a desejá-lo: 
é como o nosso amor, somente embalo
enquanto não é mais que uma promessa...

Mas se na praia a onda se espedaça,
há logo nostalgia duma flor
que ali devia estar para compor
a vaga em seu rumor de fim de raça.

Bruscos e doloridos, refulgimos
no silêncio de morte que nos tolhe,
como entre o mar e a praia um longo molhe
de súbito surgido à flor dos limos.

E deste amor difícil só nasceu
desencanto na curva do teu céu.


David Mourão-Ferreira 


 David Ligare, Seascape with Wave
 


Vida e Obra de David Ligare


David Ligare (Oak Park, Illinois, 1945) é um pintor realista contemporâneo americano. O realismo contemporâneo é uma abordagem que utiliza representação simples, mas que é diferente do fotorrealismo na medida em que não exagera e não é irónico por natureza.
Desde 1978, Ligare concentrou-se na pintura de naturezas-mortas, paisagens e figuras infuenciadas pela antiguidade greco-romana. Entre as suas influências declaradas mais importantes estão as teorias estéticas e filosóficas do escultor grego Policleto e o matemático e filósofo grego Pitágoras, bem como obras do século XVIII do pintor clássico Nicolas Poussin. Residente em Salinas, Califórnia, as pinturas de David Ligare usam como fundo, frequentemente, paisagens da costa da Califórnia central. "Eu acho que sou muito californiano pelo caráter da luz que uso, mas tomei uma decisão logo no início do meu projeto, de me tornar invisível na minha obra. Expressão pessoal e ter um estilo pessoal são muito importantes para muitos artistas, mas eu estou muito mais interessado na forma como vemos - que eu chamo de análise perceptiva - e nos possíveis significados dos objetos que eu represento."
 Fez formação artística no Art Center College of Design de Los Angeles. As suas obras estão nas coleções do Museu de Arte Moderna de Nova York, Museu de Belas Artes de São Francisco, Museu de Arte de San Jose, Gabinetto Disegni e Stampe degli Uffizi, Florença e Museu de Arte Thyssen-Bornemisza, de Madrid.


 David Ligare, Big Sur Landscape, Grimes Point, 2012, Winfield Gallery, Carmel


 David Ligare, Above Partington


 David Ligare, Rock Garrapata


David Ligare, Still Life with Basket of Figs (Aparchai) 


David Ligare, Still Life with Grapes, Figs and Crow (Aparchai)


 David Ligare, Still Life with Grape Juice and Sandwiches, (Xenia), 1989


 David Ligare, Still Life with Cherries and Roses


  David Ligare, Summa, 2001


 David Ligare, "Symi" (Thrown Drapery), 1979, Oil on Canvas


  David Ligare, Still Life


  David Ligare, "Still Life with Apples and Wheat", 2006, Oil on Canvas


 David Ligare,  Still Life with Rooster and Fruit, (Aparchai), 2012


 David Ligare, Still Life with Figs and Rose (Egyptian Style), 2007


Sem comentários: