domingo, 16 de março de 2014

Marc Chagall - Vida e Obra


Marc Chagall, Paris through the window, 1913 

  
"Por um lado, o artista furta o seu tema ao tempo, tornando-o acessível a todos em todos os momentos, por outro lado, salva-o ainda da corrente do tempo, na medida em que faz convergir num só instante o que foi beleza em instantes sucessivos." - Agostinho da Silva 
 
 
[George Agostinho Baptista da Silva (Porto, 13 de Fevereiro de 1906 — Lisboa, 3 de Abril de 1994) foi um filósofo, poeta e ensaísta português. O seu pensamento combina elementos de panteísmo, milenarismo e ética da renúncia, afirmando a Liberdade como a mais importante qualidade do ser humano. Agostinho da Silva pode ser considerado um filósofo prático empenhado, através da sua vida e obra, na mudança da sociedade. Passou considerável tempo de sua vida no Brasil.]
 
 
Marc Chagall

Portrait of Marc Chagall by Yehuda (Yuri) Pen, his first art teacher in Vitebsk, c. 1915
 
 
Marc Chagall (Vitebsk, Bielorrússia, 7 de julho de 1887 — Saint-Paul-de-Vence, França, 28 de março de 1985) foi um pintor, ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês.


Marc Chagall, Chagall's Parents, The Spoonful of Milk, 1912

Nascido no seio de uma família judaica, na sua juventude entrou para o ateliê de um retratista famoso da sua cidade natal. Lá aprendeu não só as técnicas de pintura, como a gostar e a exprimir-se nessa arte. Ingressou, posteriormente, na Academia de Arte de São Petersburgo, de onde rumou para a próspera cidade-luz, Paris.
Ali entrou em contacto com as vanguardas modernistas que enchiam de cor, alegria e vivacidade a capital francesa. Conheceu também artistas como Amedeo Modigliani e La Fresnay. Todavia, quem mais o marcou, deste próspero e pródigo período, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo.


Marc Chagall, 1911, Trois heures et demie (Le poète), oil on canvas, 
195.9 x 144.8 cm, Philadelphia Museum of Art

É também neste período que Chagall pinta dois dos seus mais conhecidos quadros: Eu e a aldeia e O Soldado bebe, pintados em 1911 e 1912, respetivamente.
Os títulos dos quadros foram dados por Blaise Cendrars. Coube a Guillaume Apollinaire selecionar as obras que seriam posteriormente expostas em Berlim, no ano em que a Primeira Guerra Mundial rebentou, em 1914.


Marc Chagall, 1911, I and the Village, (Eu e a aldeia) oil on canvas, 
192.1 x 151.4 cm, Museum of Modern Art, New York


Marc Chagall, The Soldier Drinks, 1912 (O Soldado bebe)


Marc Chagall, 1912, Still-life (Nature morte), oil on canvas, private collection


Marc Chagall, 1912, Calvary (Golgotha) Christus gewidmet, oil on canvas, 174.6 x 192.4 cm,
Museum of Modern Art, New York.


Marc Chagall, 1912, The Fiddler, from which the musical, Fiddler on the Roof, takes its name.

Neste ano (1914), após a explosão da guerra, Marc Chagall volta ao seu país natal, sendo, portanto, mobilizado para as trincheiras. Todavia, permaneceu em São Petersburgo, onde casou, em maio de 1915, com o seu primeiro amor, Bella Rosenfeld, a filha de um joalheiro rico de Vitebsk.


 
(Bella Rosenfeld Chagall (Vitebsk, 1895- 02 de setembro de 1944, Nova York ), escritora e esposa de Marc Chagall). 

Bella Rosenfeld foi o modelo de inspiração para sua famosa série de pinturas com figuras voadoras apaixonadas. Em 1916, o casal teve uma filha, Ida. Naquela época, ele criou suas pinturas mais vibrantes e jovens representando sua esposa Bella voando com ele nos céus acima de sua cidade natal, Vitebsk.


Marc Chagall, Over the town, 1918 

Depois da grande revolução socialista na Rússia, que pôs fim ao regime autoritário czarista, Marc Chagall, foi nomeado comissário para as belas-artes, tendo inaugurado uma escola de arte, aberta a quaisquer tendências modernistas. Foi neste período que entrou em confronto com Kasimir Malevich, acabando por se demitir do cargo.


Composition with Circles and Goat, by Marc Chagall, 1920

Retornou então, a Paris, onde iniciou mais um pródigo período de produção artística, tendo mesmo ilustrado uma Bíblia. Em 1927, ilustrou também as Fábulas de La Fontaine, tendo feito cem gravuras, somente publicadas em 1952. São também deste ano conhecidas as suas primeiras paisagens.
Visitou em 1931 a Palestina e, depois, a Síria, tendo publicado, em memória destas duas viagens o livro de carácter autobiográfico Ma vie ("Minha vida").

Desde 1935, com a perseguição dos judeus e com a Alemanha prestes a entrar em mais uma guerra, Chagall começa a retratar as tensões e depressões sociais e religiosas que sentia na pele, já que também era judeu convicto.


Marc Chagall, The Revolution, 1937

Anos mais tarde, parte para os Estados Unidos, onde se refugia dos alemães. Lá, em 1944, com o fim da guerra a emergir, Bella, a sua mulher, falece, facto que lhe causa uma enorme depressão, mergulhando novamente no mundo das evocações, dos chamamentos, dos sonhos. Conclui este período com um quadro que já havia iniciado em 1931: "Em Torno Dela".


Marc Chagall, Autour d'Elle, 1945


Marc Chagall,  La Mariée, 1950

Dois anos depois do fim da guerra, regressa definitivamente à França, onde pintou os vitrais da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Na França e nos Estados Unidos pintou, para além de diversos quadros, vitrais e mosaicos. Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesse.


Marc Chagall, The street performers in the night, 1957


Marc Chagall, The Circus Horse, 1964


 "The Prophet Jeremiah" by Marc Chagall, 1968

Em sua homenagem, em 1973 foi inaugurado o Museu da Mensagem Bíblica de Marc Chagall, na famosa cidade do sul da França, Nice. Em 1977 o governo francês condecorou-o com a Grã-cruz da Legião de Honra.


 Stained glass windows in Reims Cathedral, by Marc Chagall, 1974

Marc Chagall foi sem dúvida, um dos melhores pintores do século XX. Profílico, foi um génio artístico que se envolveu em quase todas as artes. 
Faleceu em Saint-Paul-de-Vence, no sul da França, em 1985, aos 97 anos.


Marc Chagall, Self-Portrait with Bouquet, 1981


Marc Chagall, Flower Bouquet, 1982


Marc Chagall (1887 - 1985) - Music by Maurice Sklar 

Sem comentários: