quarta-feira, 2 de julho de 2014

"A minha bicicleta" - Poema de Fernando Miguel Bernardes


Luiz Cavalli, Sky Bike, 2011, 30x30cm


A minha bicicleta


A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais!

A minha bicicleta
tem um guiador
quando monto nela...
...sou aviador!

No jardim onde ando
não vejo um canteiro...
sou aviador,
vejo o mundo inteiro

Voo mesmo a sério!...

Por cima das árvores
(não toco no chão!)
voo mesmo a sério
vou de avião...

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento,
gosto mais assim:

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês:

É um avião,
pois eu não te digo?!

Da próxima vez...

Da próxima vez
Levo-te comigo?


Fernando Miguel Bernardes 




Fernando Miguel Bernardes nasceu em Gândara dos Olivais, Leiria. Frequentou as Universidades de Coimbra e Clássica de Lisboa.
Como engenheiro geógrafo, e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez uma pós-graduação em Cálculo Científico. 
Docente do ensino superior, foi também técnico superior de Sistemas Informáticos, e diretor de departamento na Função Pública, na área da Cultura. 
Cofundador da Organização dos Trabalhadores Científicos, é sócio ativo de instituições científicas e culturais como a Sociedade de Geografia de Lisboa, com incidência na secção de Física Matemática e Cartografia, ou a Associação Portuguesa de Escritores, de cuja Direção é membro efetivo. 
Integra e coordena habitualmente júris de prémios literários de âmbito nacional e internacional. Antes do 25 de Abril, assumindo na prática posições coerentes com a sua ideologia, foi várias vezes preso, julgado e condenado, tendo cumprido as sucessivas penas em cadeias políticas de Coimbra, Porto, Lisboa e Caxias. Mais tarde, foi-lhe reconhecido, pela Assembleia da República, o "mérito excecional da contribuição dada à defesa da Liberdade e da Democracia". 
Como seguimento da publicação dos seus livros para a infância e juventude, vem visitando escolas do Ensino Básico por todo o País, para, com as crianças, os pais e os professores, ler e comentar e dramatizar alguns dos seus textos, previamente explorados nas respetivas turmas.


As Bicicletas na arte de Luiz Cavalli


"Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor."

Estados Unidos
1817 // 1862
Escritor/Autor/Ensaísta/Poeta/Naturalista


Danny MacAskill - "Way Back Home"


"Cada pôr do sol que vejo me inspira o desejo de partir para um oeste tão distante e belo quanto aquele onde o sol sumiu."



Sem comentários: