quinta-feira, 3 de julho de 2014

"A Paz sem Vencedor e sem Vencidos" - Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen


Umberto Boccioni, sketch of "The City Rises", 1910


A Paz sem Vencedor e sem Vencidos 


Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 
A paz sem vencedor e sem vencidos 
Que o tempo que nos deste seja um novo 
Recomeço de esperança e de justiça 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 

Erguei o nosso ser à transparência 
Para podermos ler melhor a vida 
Para entendermos vosso mandamento 
Para que venha a nós o vosso reino 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 

Fazei Senhor que a paz seja de todos 
Dai-nos a paz que nasce da verdade 
Dai-nos a paz que nasce da justiça 
Dai-nos a paz chamada liberdade 
Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos 

A paz sem vencedor e sem vencidos 
 
 
“Em Memória” (1972) in Dual


Umberto Boccioni, Self-portrait, 1905

Umberto Boccioni foi um pintor e escultor italiano, nascido no dia 19 de outubro de 1882, em Reggio di Calabria, e falecido no dia 16 de agosto de 1916, em Sorte (Verona), em consequência de uma queda de cavalo durante manobras militares. 
Foi um dos representantes máximos do movimento futurista que defendia o progresso acidental, a máquina e o estilo de vida ruidoso e agitado da vida urbana. 


Umberto Boccioni, Self-portrait, oil on canvas, 1905, Metropolitan Museum of Art

Em 1901, mudou-se para Roma para estudar, acabando por fazer amizade com outros pintores, pertencentes a este movimento. No início, mostrou-se interessado na pintura impressionista, principalmente na obra de Cézanne. Fez então algumas viagens a Paris, São Petersburgo e Milão.


Umberto Boccioni, The City Rises (1910)

Regressando em 1910, entrou em contacto com Carlo Carrà, Luigi Russolo e Filippo Tommaso Marinetti e, um ano depois, encontrava-se entre os autores do "Manifesto Futurista de Pintura", do qual foi um dos principais teóricos. Foi com a intenção de procurar as bases dessa nova estética que viajou para Paris, onde se encontrou com Pablo Picasso e Georges Braque.


Horizontal Volumes by Umberto Boccioni, 1912

Ao retornar, em 1912, publicou o "Manifesto Técnico da Pintura Futurista", no qual foram registados os princípios teóricos da arte futurista: condenação do passado, desprezo pela representação naturalista, indiferença em relação aos críticos de arte e rejeição dos conceitos de harmonia e bom gosto aplicados à pintura. 
Nesse mesmo ano, participou da primeira exposição futurista mas as suas obras ainda deixavam transparecer a preocupação do artista com os conceitos propostos pelo cubismo. Os retratos deformados pelas sobreposições de planos ainda não conseguiam expressar com clareza a sua conceção teórica. 


Umberto Boccioni, Dynamism of a Cyclist, 1913 

Um ano mais tarde, com sua obra Dinamismo de um Jogador de Futebol, Boccioni conseguiu finalmente fazer a representação do movimento por meio de cores e planos desordenados, como num pseudofotograma.


Umberto Boccioni, Unique Forms of Continuity in Space, 1913
 
Em 1911, inicia a sua atividade como escultor, com obras menos numerosas que as suas pinturas mas mais livres e atrevidas e onde sempre afloram elementos neoimpressionistas, conseguindo um intercâmbio surpreendente entre o côncavo e o convexo, superando as experiências cubistas. 


'Development of a Bottle in Space', bronze sculpture by Umberto Boccioni, 1913

Nas suas obras escultóricas, que combinam madeira, ferro e cristal, Boccioni pretende ilustrar a interação que se estabelece entre um objeto em movimento e o espaço que o rodeia.
Apesar de tudo, permaneceu sempre muito ligado a uma conceção romântica e tradicional do movimento e do quadro como janela. 
Em 1915, participou como voluntário na Primeira Guerra Mundial e, é nesta altura que começa a distanciar-se do futurismo (da velocidade e do dinamismo), aproximando-se de uma análise das imagens plásticas, isto é, dos volumes arredondados e mais estáticos, influenciado por Cézanne.

Umberto Boccioni. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-07-03].


Portrait of Ferruccio Busoni, 1916 by Umberto Boccioni


Umberto Boccioni, Landscape-Mountains,1916

Sem comentários: