quinta-feira, 15 de novembro de 2018

"Perdoa-me" - Poema de Henryk Siewierski



Francis Cadell, Cassis, c. 1914 



 Perdoa-me


Perdoa-me, língua materna,
tu, que me deste à luz,
recebeste tão pouco.

Em vez de ficar do teu lado,
fazer-te os saborosos pratos de poesia,
proteger dos bárbaros,
multiplicar o património,
fui nascer outra vez,
da outra,
e fiquei
longe de casa,
numa luz diferente
das outras estrelas.

Sei que jamais
pretendeste ser a única
a dar-me à luz,
que os meus irmãos
cuidam bem de ti,
que já me perdoaste,
e que guardas
as mais doces palavras
para cada encontro nosso.
Perdoa, perdoa sempre
a teu filho,
nem fiel,
nem pródigo.


Henryk Siewierski


 
Francis Cadell, Venice


O cordão umbilical da língua-mãe
só serve até a fronteira
desse ventre em que ninguém
mais que uma vida aguenta.

Como o corte é inevitável
e a tesoura não falha,
é bom aprender uma outra língua
para não começar tudo de nada.


Henryk Siewierski 


Sem comentários: