domingo, 2 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março


Pintura de David Adickes



Dia Internacional da Mulher


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.
Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.
Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas. Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.




Pensamentos e Citações

Pintura de David Adickes



"Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja e a mulher que se ama. A beleza, o espírito, a graça, os dotes da alma e do corpo geram a admiração. Certas formas, certo ar voluptuoso, criam o desejo. O que produz o amor, não se sabe; é tudo isto às vezes; é mais do que isto, não é nada disto. Não sei o que é; mas sei que se pode admirar uma mulher sem a desejar, que se pode desejar sem a amar." 
 (Almeida Garrett)



Pintura de David Adickes



"A mulher é um efeito deslumbrante da natureza."  

(Arthur  Schopenhauer)


Pintura de David Adickes


"Sem a mulher, o homem seria rude, grosseiro, solitário, e ignoraria a graça, que não é senão o sorriso do amor. A mulher suspende em torno dela as flores da vida, como as lianas das florestas, que adornam os troncos dos carvalhos com as suas grinaldas afortunadas." 
  
(François Chateaubriand)


 Pintura de David Adickes



 "Admirar a Natureza e não admirar a mulher que é a sua obra mais bela e não a admirar, querendo-a, em tudo que ela é, espírito e corpo, é ser um poeta que faltou, na sua alma, à amplitude do mundo."

(Agostinho Silva, in Sete Cartas a um Jovem Filósofo



Pintura de David Adickes 


"Uma mulher espirituosa é um tesouro; uma beleza espirituosa é um poder."  

 (George Meredith)


Pintura de David Adickes


"Ser mulher é algo difícil, já que consiste basicamente em lidar com homens." 
  
(Joseph  Conrad)


Pintura de David Adickes


"Quem escrever a respeito de mulheres, deve molhar a pena nas cores do arco-íris e secar-lhe a tinta com a poeira dourada das borboletas."

 (Denis Diderot)


Pintura de David Adickes


"Existem certas coisas que um olho feminino vê com maior precisão do que cem olhos masculinos."  

(Gotthold Lessing)



Pintura de David Adickes


 "Três simples qualidades bastam para tomar qualquer senhora perfeitamente delicada e distinta: a simplicidade, a bondade, a modéstia." 


(Ramalho Ortigão)  


Pintura de David Adickes


 "A mulher quando ama, tem heroísmos e abnegações de que o homem - o ser mais egoísta do reino animal - é incapaz."  


(Camilo  Castelo Branco) 


 Pintura de David Adickes 


 "O céu criou a mulher para conter a fermentação da nossa alma, para dulcificar os nossos desgostos e o nosso mau humor, e para nos tomar melhores."  

(Voltaire) 


Pintura de David Adickes


"As mulheres são as primeiras educadoras do género humano."


(Theodor von Hippel)


Pintura de David Adickes


 "Mais depressa o bronco pastor da serra surpreende, na poeira rutilante das nebulosas, um novo astro, do que o psicólogo de mais aguda sagacidade penetra a intenção de um olhar ou de um sorriso de mulher." 

(Coelho Neto)


Pintura de  David Adickes


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...