Jean Dubuffet (French painter and sculptor, 1901–1985), Vicissitudes (Les Vicissitudes), 1977
Mas era apenas isso,
era isso, mais nada?
Era só a batida
numa porta fechada?
E ninguém respondendo,
nenhum gesto de abrir:
era, sem fechadura,
uma chave perdida?
Isso, ou menos que isso
uma noção de porta,
o projeto de abri-la
sem haver outro lado?
O projeto de escuta
à procura de som?
O responder que oferta
o dom de uma recusa?
Como viver o mundo
em termos de esperança?
E que palavra é essa
que a vida não alcança?
Carlos Drummond de Andrade,
in 'As Impurezas do Branco', 1973
Atento aos acontecimentos do seu tempo, o poeta observa, com ironia e até alguma malandragem carioca, o quotidiano do Brasil e do mundo. Grandes notícias, fait divers, o verão na Cidade Maravilhosa, papel da publicidade em nossas decisões - nada escapa ao crivo crítico e debochado do poeta mineiro. (daqui)
Jean Dubuffet, Garden with Melitaea (Jardin aux Mélitées), 4 September 1955,
Collection Fondation Dubuffet, Paris
Arte Bruta
Art brut é um termo francês que se traduz como 'arte bruta', inventado pelo artista francês Jean Dubuffet para descrever a arte que é feita fora da tradição académica. Dubuffet,
o mais importante artista francês surgido após a Segunda Guerra
Mundial, no meio da sua carreira interessou-se pela arte dos doentes
mentais, após estudar A Arte do Insano (1922) com o psiquiatra
suíço Hans Prinzhorn. Dubuffet aplicou o nome Art Brut (Arte Bruta) aos
desenhos, pinturas e rabiscos do psicótico, do ingénuo e do primitivo,
obras que ele considerava as formas mais puras da expressão criativa.
Com a descoberta dos primeiros cubistas de esculturas primitivas da
Oceânia e de África, o estudo de Dubuffet desse tipo de arte deu-lhe a
inspiração que buscava para a sua própria arte, pois representava para
ele a expressão mais autêntica de emoção e dos valores humanos.
Originalmente inspirado na arte infantil do pintor suíço Paul Klee, a partir dos anos 1940, as pinturas de Dubuffet imitaram a sinceridade e
a ingenuidade que ele associava à verdadeira arte bruta. A primeira
dessas obras mostra uma visão infantil da humanidade e da civilização,
com cores alegres e desenhos ingénuos. Obras posteriores, mais
passionais e primitivas, às vezes patéticas, às vezes obscenas,
incorporam formas derivadas do graffiti e da arte psicótica; pintadas em
um empasto espesso ou construídas com colagens, essas obras densamente
detalhadas e intensamente expressivas transmitem uma sensação de vida
abundante e força bruta.
Embora a categoria de Arte Bruta de
Dubuffet abarque qualquer pintura ou escultura criada fora dos limites
da cultura contemporânea ou tradicional - e, portanto, livre da
manipulação ou influência cultural - ele pessoalmente estava
principalmente interessado numa subcategoria específica desta arte
bruta: a saber, as obras dos pacientes dos hospitais psiquiátricos.
O
fascínio de Dubuffet pela arte insana baseou-se na sua suposta pureza
criativa e na inspiração que deu ao seu próprio trabalho. Em suma, ele
acreditava que apenas a Art Brut era imaculada do contacto com os valores
culturais prevalecentes, e esse expressionismo espontâneo inspirou os
seus próprios desenhos infantis, com sinais originais que foram a base
concetual para a sua estrutura do estilo primitivo executada sem
qualquer sentido de composição ou características estéticas claras. A
sua escultura também foi baseada em esforços semelhantes de artistas da
Art Brut. No papel machê (papier mâché), nas tábuas de madeira e em uma
variedade de "objetos encontrados" ao estilo dos readymades de Marcel
Duchamp, Dubuffet também misturou graxa, areia e gesso com tinta
brilhante para criar um meio "bruto" adequado. Ironicamente, elogiando
os artistas do Art Brut pela originalidade e ausência de imitação,
Dubuffet imitou o seu trabalho tantas vezes que foi acusado de plágio.
Materiais
usados pelos artistas da Art Brut não são necessariamente materiais de
arte. Estes artistas raramente faziam pinturas a óleo ou esculturas
diretas de bronze ou argila. Demonstrando uma desenvoltura incomum e
robusta, eles usam tudo o que conseguem, seja lama, sangue, giz, cera ou
uma simples caneta de tinta. Esse imediatismo do material expõe a
necessidade intensa de criar e, além disso, ilustra que as obras feitas
são em grande parte extensões da identidade reflexiva em curso.(Daqui)
"Eu não tenho enredo de vida? Sou inopinadamente fragmentária. Sou aos pouco. Minha história é viver."
(…) Clarice compara o livro a aromas (“O que estou fazendo ao te escrever? estou tentando fotografar o perfume”), a sabores, (“Como reproduzir em palavras o gosto? O gosto é uno e as palavras são muitas”) e ao tato, embora a sua metáfora mais insistente seja em relação ao som: “Sei o que estou fazendo aqui: estou improvisando. Mas que mal tem isso? Improviso como no jazz improvisam música, jazz em fúria, improviso diante da plateia.” Isto é música abstrata, “uma melodia sem palavras”.
Livre dos constrangimentos de um enredo ou de ter de contar uma história, "Água Viva" é, todo ele, a crista da onda.» (daqui)
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