terça-feira, 21 de setembro de 2021

"Raízes" - Poema de Carlos de Assumpção


Adolf Erbslöh (German, 1881–1947), Haus im Garten, 1912,



Raízes

Para Aristides Barbosa


Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar

Oxum passeia na praça
Xangô conversa no bar
Hoje de volta pra casa
Convivo com os Orixás

Estou de volta pra casa
Aqui tudo é natural
Té felicidade é fruto
Que se consegue alcançar

Enfim reencontro a fonte
Donde axé jorrando está
Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar

A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar
Aqui tem congada samba
Batuque pra se dançar

Tem mulheres lindas lindas
Lindas feito lemanjá
Mulheres de largas ancas
E doce encanto no olhar

Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
A vida aqui tem sentido
Aqui é que é meu lugar

Agora livre de abismo
Livre pássaro a voar
Aqui tenho vida plena
Com a bênção dos Orixás

Estou de volta pra casa
Estou de volta a meu lar
Hoje vivo como vive
Caracol no meu quintal.
 
 
Carlos de Assumpção
(Quilombo, p. 73-74)
 
 

 Adolf Erbslöh, Autorretrato, 1928
 
 
 "As ideias são as raízes da criação." 
 
 

Sem comentários: