terça-feira, 27 de maio de 2014

"Ser Feliz" - Texto de Vasco Pinto de Magalhães


William Coldstream, On the Map, 1937


Ser Feliz 


"Ser feliz é ter futuro e é dar futuro. Todos pensamos ser felizes e acordamos todos os dias com esse desejo. Mas ser feliz não é uma sorte, nem é ausência de problemas. É viver com sentido, com coragem, construindo o futuro e dando futuro. Isso depende de mim.

Era uma vez um homem que corria e corria pela vida... A vida era curta e necessitava de correr muito para gozar muito e ser feliz. E quanto mais corria, mais necessitava de correr! Descobria sempre mais lugares para visitar! Necessitava encontrar tudo e gozar de tudo. Até que um dia, cansado de tanto correr, parou. Então, a felicidade pôde alcançá-lo."


Pe. Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'


Pe. Vasco Pinto de Magalhães


O padre Vasco Pinto de Magalhães nasceu em Lisboa, em 1941. Entrou na Companhia de Jesus em 1965. É licenciado em Filosofia pela Universidade Católica e em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma). Tem-se dedicado sobretudo à Pastoral Universitária, em Coimbra e no Porto, e ao acompanhamento espiritual. Foi co-fundador do Centro de Estudos de Bioética, tendo uma larga intervenção nesta área. Actualmente, é responsável pela formação inicial dos jesuítas portugueses (Noviciado). É autor de Vocação e Vocações Pessoais e de O Olhar e o Ver, e Nem Quero Crer.



Sir William Coldstream


Sir William Menzies Coldstream by Sarah Quill (1975) (daqui)


Sir William Menzies Coldstream, CBE (1908 –1987) foi um pintor realista e professor de pintura britânico. Nasceu em Belford, Northumberland, e logo se mudou para Londres, onde cresceu e estudou na Slade School of Fine Art. Lá conheceu Nancy Sharp, com quem se casou. 
Coldstream foi um dos co-fundadores em 1937, juntamente com Graham Bell e outros artistas da  Euston Road School
Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, ele alistou-se na Artilharia Real. Em 1943 começou a pintar temas de guerra durante sua estadia no Egito e na Itália. Em 1952  recebeu a Ordem do Império Britânico. Entre 1958 e 1971 foi presidente do National Advisory Council on Art Education, instituição que publicou o seu primeiro relatório em 1961, conhecido como "Coldstream Report" sobre os requisitos da nova licenciatura em Arte e Design.
Coldstream presidiu o British Film Institute entre 1964 e 1971. Também trabalhou na década de 1930 com o documentarista John Grierson na GPO Film Unit. Aposentou-se da Slade School em 1975 e continuou pintando até 1984, quando sua saúde piorou gravemente. Ele morreu no Royal Homeopathic Hospital em Londres em 18 de fevereiro de 1987. (Daqui)


William Coldstream, At the Zoo, 1930


William Coldstream,The Table, 1932


William Coldstream, Studio Interior, 1932-3


  William Coldstream, Winifred Burger, 1937 


  William Coldstream, Inez Spender, 1937-8


  William Coldstream, Sleeping Cat, 1938
[The cat was sitting on the lap of the artist's wife, Nancy Sharp (1909–2001),
whom he had married in 1931.]


William Coldstream, Capua Cathedral from the Bishop's Palace, 1944


William Coldstream, Cripplegate, 1946


William Coldstream, Westminster Abbey, 1973-74


William Coldstream, Westminster II, 1974
 

Vida Difícil 
 
"Enquanto não aceitarmos que a vida é difícil, e isso não é mau, não só não arranjamos estratégias e calma para vencer as dificuldades, como as aumentamos e arranjamos uma dificuldade maior. O que torna a vida ainda mais difícil do que é na realidade é pensar que ela devia ser fácil ou que alguém tem direito à facilidade. Mas a vida sem luta não é vida!"

Pe.Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos' 

Sem comentários: