sábado, 23 de setembro de 2023

"Eu" - Poema de Fernando Pessoa


 
Sir William Oliphant Hutchison (Scottish painter, 1889 –1970), 
Portrait of Sir Herbert James Gunn, 1911.
 


EU


Sou louco e tenho por memória
Uma longínqua e infiel lembrança
De qualquer dita transitória
Que sonhei ter quando criança.

Depois, malograda trajetória
Do meu destino sem esperança,
Perdi, na névoa da noite inglória
O saber e o ousar da aliança.

Só guardo como um anel pobre
Que a todo o herdado só faz rico
Um frio perdido que me cobre

Como um céu dossel de mendigo,
Na curva inútil em que fico
Da estrada certa que não sigo.


24-9-1923

Fernando Pessoa, Poesias Inéditas (1919-1930).
(Nota prévia de Vitorino Nemésio e notas de Jorge Nemésio.)
Lisboa: Ática, 1956 (imp. 1990): 53 


 
 (Scottish painter, 1893–1964), 1927.


"Viver é como amar: a maré está contra, e todos os instintos a favor". 
 
 "To live is like to love - all reason is against it, and all healthy instinct for it." 

Samuel Butler,

Sem comentários: