Caravaggio, São João Batista no deserto, c. 1604
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho de Zacarias, um sacerdote judaico, e de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo.
Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo. Partiu para o deserto para pregar.
Censurou Herodes Antipas por ter cometido adultério com a sua cunhada, Herodíade. Foi, por isto, preso e, mais tarde, decapitado, a pedido de Salomé, sobrinha do rei e filha de Herodíade.
Censurou Herodes Antipas por ter cometido adultério com a sua cunhada, Herodíade. Foi, por isto, preso e, mais tarde, decapitado, a pedido de Salomé, sobrinha do rei e filha de Herodíade.
Caravaggio (Vida e Obra)
Caravaggio, pintura de Ottavio Leoni, cerca de 1621.
Aluno de Simone Peterzano, influenciado por Ticiano, partiu depois para Roma, onde começou por trabalhar para o Cavaliere d'Arpino, um pintor maneirista. Nos primeiros trabalhos reflete-se desde logo a preocupação pelo jogo do claro-escuro, um elemento que viria a definir a sua arte. O Tocador de Alaúde e A Cigana que prevê o Futuro contam-se entre os trabalhos desta época, encomendados pelo Cardeal Francesco del Monte. A maturação do seu estilo começou com a decoração de uma capela em S. Luigi dei Francesi, em Roma, que provocou controvérsia. Os modelos das suas composições eram figuras vulgares, camponeses e membros das classes mais baixas. O realismo, a ousadia, a originalidade com que representava cenas religiosas levou à rejeição da obra pelo clero. A versão finalmente aceite de S. Mateus e o Anjo data de 1599. As primeiras versões de O Martírio de S. Pedro e A Conversão de S. Paulo, pintadas na capela de Santa Maria del Popolo em 1600, foram igualmente rejeitadas. A irreverência que caracterizava a sua obra fazia igualmente parte do seu caráter. Turbulento e desordeiro, viu-se obrigado a fugir à justiça em 1606, partindo para Nápoles. O seu périplo, assinalado por disputas e vinganças, conduziu-o de Nápoles a Malta, depois à Sicília e novamente a Nápoles, onde foi gravemente ferido. Acabou por morrer, em 1610, num pequeno porto toscano com um ataque de malária, contraída durante uma passagem pela prisão local, vítima de um mal-entendido. As últimas obras, realizadas em Malta e na Sicília, acentuam a simplicidade das formas e o poder dramático criado pelo contraste entre a luz e sombra. A sua influência é sobretudo assinalável nos artistas flamengos e holandeses, o que inclui Rubens e até Rembrandt e os pintores da escola de Utrecht. Vai ainda influenciar a pintura espanhola, designadamente Velásquez e Murillo.
Caravaggio. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-06-21].
Caravaggio, A Anunciação, 1608 (The Annunciation)
Caravaggio, Repouso na Fuga para o Egito (1595-1596)
Caravaggio, Ceia em Emaús (1601)
Caravaggio, A Captura de Cristo, (O Beijo de Judas), 1602, Galeria Nacional da Irlanda
Caravaggio, A flagelação de Jesus, 1607
Caravaggio, A deposição de Cristo no túmulo, c. 1602-1604
Óleo sobre tela - 300 x 203
Caravaggio, São João Batista (1609-1610)
Outro João Batista (1604/1609) por Caravaggio
Caravaggio, A Decapitação de São João Batista, 1608
Caravaggio, Salomé com a cabeça de São João Batista
Caravaggio, A incredulidade de Tomé
No Art and the Bible, site de língua inglesa, apresenta uma seleção de artistas e seus quadros, todos relacionados a uma passagem da Bíblia. (http://www.artbible.info)
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