segunda-feira, 23 de outubro de 2017

"Fuga" - Poema de Pedro Homem de Mello

 

 
Pintura de Jesus Helguera
 
 

Fuga 
 
 
O músico procura
Fixar em cada verso
O cântico disperso
Na luz, na água e no vento.

Porém, luz, vento e água
Variam riso e mágoa,
De momento a momento.

E em vão a área dos dedos
Se eleva! Não traduz
Os súbitos segredos
Escondidos no vento,
Nas águas e na luz...
 
 
Pedro Homem de Melo, in "Segredo" 
 
 
 
Galeria de Jesus Helguera  



Jesus Helguera
 
 
"Não se pode ser sábio e amar ao mesmo tempo."
    
(Bob Dylan)
 
 

Jesus Enrique Emilio de la Helguera Espinoza (28 de maio de 1910, Chihuahua, México – 5 de dezembro de 1971, Córdoba, Vera Cruz, México) foi um pintor e ilustrador mexicano, filho de Alvaro García de la Helguera, um imigrante espanhol e de Maria Espinoza Escarzaga. Passou a infância na Cidade do México e mais tarde em Veracruz. Por causa da Revolução Mexicana, sua família deixou o México fixando residência na Espanha, inicialmente em Ciudad Real, depois Madrid, onde estuda na Escola de Artes e Ofícios e, em seguida, na Academia de San Fernando com Marcelino Santamaria, Benedito Manuel e Julio Romero de Torres, entre outros professores.
Com apenas 18 anos, tornou-se professor de artes visuais em Bilbao e trabalhou para revistas como a Estampa.
Casou-se com Julia Gonzalez Llanos, natural de Madrid, que lhe serviu como modelo para muitas de suas pinturas. Tiveram dois filhos.
Forçado a voltar ao estado mexicano de Veracruz, devido à eclosão da Guerra Civil Espanhola e da consequente crise económica, passou a trabalhar na "Cigarrera la Moderna" (uma empresa de tabaco) produzindo calendários. Muitos deles refletem o seu fascínio com a mitologia asteca, o catolicismo e a tão diversa paisagem mexicana. (Daqui)
 
 

Sem comentários: