Henry Tanworth Wells (English painter, 1828-1903), Portrait of Emma and Federica Bankes
of Soughton Hall at their dressing table (1869), daughters of Edward Bankes, who was the
brother of William John Bankes (1786 - 1855).
As meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!”
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
uma que se chamou Carolina.
Mas a profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
As meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!”
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
uma que se chamou Carolina.
Mas a profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
“Bom dia!”
Cecília Meireles,
do livro infantil "Ou Isto ou Aquilo", 1964 (1a. edição)
Global Editora, 2012
"Ou Isto ou Aquilo" é um livro de Cecília Meireles, publicado em 1964 pela editora do poeta português Sidônio Muralha, a Giroflê-Giroflá.
O tema do livro é que a vida é feita de escolhas e estas muitas vezes são difíceis de resolver, o quotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão é poetizado.
"Ou Isto ou Aquilo" é um livro de Cecília Meireles, publicado em 1964 pela editora do poeta português Sidônio Muralha, a Giroflê-Giroflá.
O tema do livro é que a vida é feita de escolhas e estas muitas vezes são difíceis de resolver, o quotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão é poetizado.
A poesia em "Ou isto ou aquilo" usa recursos de aliteração, assonância, paranomásia, alternâncias vocálicas e outras figuras fónicas.
Ana Maria Lisboa de Mello vê "Ou isto ou aquilo" como "uma espécie de divisor de águas entre dois períodos da produção poética para crianças no Brasil, inaugurando um novo modo de criação que privilegia o olhar e os sentimentos da criança, ao deixar para trás o feitio didático e doutrinário, predominante na produção anterior. (Daqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário