domingo, 24 de março de 2024

"Nú: Estudo em Comoção" - Poema de Ana Luísa Amaral


Mary Beth McKenzie (American painter, b. 1946), "Marcsi (window)", 1999. 
Oil on canvas, 48 X 40 inches, Private collection.
 


Nú: Estudo em Comoção

 
Em que meditas tu
quando olhas para mim dessa maneira,
deitada no sofá
diagonal ao espaço onde me sento,
fingindo eu não te olhar?

Em que pensa o teu corpo
elástico, alongado,
pronto a vir ter comigo
se eu pedir?

As orelhas contidas em recanto,
as patas recuadas,
o que vês tu agora no branco dos teus olhos:
lua em quarto-crescente,
um prado claro?

E quando dormes, como noutras horas,
que sonhos te viajam:
a mãe, a caça, a mão macia, o salto
muito perfeito
e alto, muito esguio?

Onde: a noite sem frio
que nos abrigará
um dia
e que há de ser
(só pode ser)
igual?


Ana Luísa Amaral
, What's in a name, 
 Assírio & Alvim, 2017
 
 
Mary Beth McKenzie, "Marcsi, Zsuzsa and Pip", 1991. Oil on canvas, 43 X 50 inches.
Collection of the Artist (marybethmckenzie.com)
 
 
Mary Beth McKenzie,"Zsuzsa asleep (cat)", 1995. Oil on canvas, 29 X 36 inches.
Private Collection
 

"Vida é vida - seja de um gato, ou de um cão ou de um homem. Não há diferença entre um gato e um homem. A ideia de diferença é a conceção humana para a vantagem do homem."
 
"Life is life - whether in a cat, or dog or man. There is no difference there between a cat or a man. The idea of difference is a human conception for man's own advantage."
 
 Publisher peaceCENTER, 2007, - 156 páginas.
 

Sem comentários: