quarta-feira, 20 de março de 2024

"Psicologia de um vencido" - Poema de Augusto dos Anjos


George Bellows (American realist painter, 1882 –1925), Men of the Docks, 1912,
National Gallery, Room 41, London.




Psicologia de um vencido


Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigénesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia,
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário de ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida, em geral, declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

Paraíba, 1909
 
Augusto dos Anjos, no livro Eu, 1912.


George Bellows, Blue Morning, 1909, National Gallery of Art.
 
 
"Da luz apenas fogem os escaravelhos, os ladrões e os ignorantes."



Sem comentários: