Sir William Blake Richmond (British painter, sculptor and a designer of stained glass and
mosaic, 1842-1921), Portrait of Anne Jemima Clough, 1882. (Anne Clough, 1820-1892).
Oil on canvas, 90 × 69.5 cm, Newnham College - University of Cambridge.
Queria escrever do que não tem lugar:
a branca, doce e sonolenta estrada
onde espaçadas as palavras crescem,
suavizadas pelo lento sono
que devagar percorre as coisas todas
penosamente, às duas da manhã.
Queria dizer do que não tem conserto:
ou seja, eu; ou seja, o papel branco
sombrio agora por já ser demais,
as letras excedentes e sonoras
desmembrando o silêncio e a noite toda
penosamente, às duas da manhã.
Só então falarei do que ficou:
compassada alegria desenhada
na angústia de dizer sem me contar,
o papel confundido de impotente
e todavia prontas as palavras.
Quase às três da manhã. Penosamente.
Ana Luísa Amaral, Poesia Reunida 1990-2005,
Quasi Edições, 2005
Oil on canvas, 90 × 69.5 cm, Newnham College - University of Cambridge.
Entre as duas e as três
Queria falar do que não tem concerto:
as letras desenhadas e compostas
com que confundo o espaço do papel,
a angústia compassada no contar
e a súbita alegria de ser eu
penosamente, às duas da manhã.
as letras desenhadas e compostas
com que confundo o espaço do papel,
a angústia compassada no contar
e a súbita alegria de ser eu
penosamente, às duas da manhã.
Queria escrever do que não tem lugar:
a branca, doce e sonolenta estrada
onde espaçadas as palavras crescem,
suavizadas pelo lento sono
que devagar percorre as coisas todas
penosamente, às duas da manhã.
Queria dizer do que não tem conserto:
ou seja, eu; ou seja, o papel branco
sombrio agora por já ser demais,
as letras excedentes e sonoras
desmembrando o silêncio e a noite toda
penosamente, às duas da manhã.
Só então falarei do que ficou:
compassada alegria desenhada
na angústia de dizer sem me contar,
o papel confundido de impotente
e todavia prontas as palavras.
Quase às três da manhã. Penosamente.
Ana Luísa Amaral, Poesia Reunida 1990-2005,
Quasi Edições, 2005
Sir William Blake Richmond, Portrait of Mrs Ernest Moon, 1888, Tate Britain.
[Emma Moon was a young Australian who married an English barrister. This portrait was commissioned to celebrate their marriage. She is shown here wearing a richly-decorated coat which she had embroidered herself. William Richmond was best known for his academic pictures but he was also a highly skilled portraitist. This picture is distinctly ‘aesthetic’: there are contrasting colours and textures in the opulent fabrics, and Emma Moon has a languid pose and expression.] (daqui)
(British anti-suffrage essayist, 1851-1916)
Sir William Blake Richmond, Portrait of Mrs Luke Ionides (Elfrida Ionides,
1848-1929), 1882. Oil on canvas, 133 x 145.5 cm, Victoria and Albert Museum.
[The sitter, Elfrida Ionides, was married to Luke Ionides, of the famous British family of art patrons. She wears a loose, flowing dress and amber beads. In 1881 the ornate sofa was illustrated in a book on advanced interior decoration. The screen is made of embroidered Japanese kimono silk. This setting and her costume epitomise the ideals of the Aesthetic Movement.] (daqui)
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