domingo, 9 de julho de 2023

"Para o meu coração num domingo" - Poema de Wisława Szymborska


Georges Clairin (French Orientalist painter and illustrator, 1843–1919),
Portrait of Sarah Bernhardt, 1876, Musée du Petit Palais.



Para o meu coração num domingo
(Muito Divertido - 1967)
 

Te agradeço, coração meu,
por não se queixar, por se afanar
sem elogios, sem recompensa,
num desvio inato.

Você tem setenta méritos por minuto.
Cada contração tua
é como o lançar de uma canoa
no mar aberto
numa viagem ao redor do mundo.
Te agradeço, coração meu,
porque sem cessar
você me retira do todo,
separada até no sonho.

Você cuida para que eu não sonhe demais
com o voo
para o qual não é preciso ter asas.
Te agradeço, coração meu,
por eu ter acordado de novo
e embora seja domingo,
dia de descanso,
sob as costelas
você seguir o ritmo normal da semana.


Wisława Szymborska, in "Para o meu coração num domingo",
Seleção, tradução e prefácio de Regina Przybycien e Gabriel Borowski
São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2020.


Sem comentários: