sábado, 2 de fevereiro de 2013

"Navegar é preciso" - Poema de Fernando Pessoa


Childe Hassam (1859-1935, American impressionist painter), Le Louvre et le Pont Royal, 1897,
óleo sobre tela, 62,2 x 72,4 cm. MSC Forsyth Center Galleries, College Station, Texas
 


Navegar é preciso


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 
"Navegar é preciso; viver não é preciso". 

Quero para mim o espírito desta frase, 
transformada a forma para a casar como eu sou: 
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. 

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. 
Só quero torná-la grande, 
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a minha alma a lenha desse fogo. 

Só quero torná-la de toda a humanidade; 
ainda que para isso tenha de a perder como minha. 

Cada vez mais assim penso. 
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue 
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir 
para a evolução da humanidade. 

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.


(1888-1935) 


Galeria de Frederick Childe Hassam
  Childe Hassam, Piazza di Spagna, Rome, 1897


  Childe Hassam, Church at Old Lyme, 1903


  Childe Hassam, Flower Market, 1895


Childe Hassam, Flower Girl, c. 1888 – óleo sobre tela – 36,2 x 21,9 cm,
 coleção particular


  Childe Hassam, Geraniums, 1888 – óleo sobre tela – 45,7 x 33 cm.
 The Hyde Collection in Glens Falls, New York


  Childe Hassam, The Fourth of July, 1916 


  Childe Hassam, Ten Pound Island, 1896


  Childe Hassam, The Room of Flowers, 1894
 

  Childe Hassam, At the Florist, 1889


Sem comentários: