domingo, 20 de dezembro de 2020

"Natal" (1972) e "Último Natal" (1990) - 2 Poemas de Miguel Torga


Cimabue (Cenni di Pepo, 1240 -1302), Virgin Enthroned with Angels,
 c. 1280, Louvre, Paris 



 Natal

 
Fiel das horas mortas
Desta noite comprida,
Pergunto a cada sombra recolhida
Que sol figura o lume
Que da lareira negra me sorri:
O do calor cristão?
O do calor pagão?
Ou a fogueira é só a combustão
Da lenha que acendi?

Presépios, solstícios, divindades...
A versátil natureza
Do homem, senhor de tudo!
Cria mitos,
Destrói mitos,
Nega os milagres que fez
E depois, desesperado,
Procura o mundo sagrado
Nas cinzas da lucidez.

 São Martinho da Anta, 24 de Dezembro de 1972

Miguel Torga, in 'Diários'



 

Último Natal


Menino Jesus, que nasces
Quando eu morro,
E trazes a paz
Que não levo,
O poema que te devo
Desde que te aninhei
No entendimento,
E nunca te paguei
A contento
Da devoção,
Mal entoado,
Aqui te fica mais uma vez
Aos pés,
Como um tição
Apagado,
Sem calor que os aqueça.
Como ele me desobrigo e desengano:
És divino, e eu sou humano,
Não há poesia em mim que te mereça.

Gaia, 24 de Dezembro de 1990

Miguel Torga, in 'Diários'

O seu 'Diário' (1941-1994), em 16 volumes, mistura poesia, contos, memórias, crítica social e reflexões. No último volume, Miguel Torga (1907-1995) diz: 
"Chego ao fim perplexo, diante do meu próprio enigma. Despeço-me do mundo a contemplar atónito o triste espetáculo de um pobre Adão paradoxal, expulso da inocência sem culpa, sem explicação."
 
 

Sem comentários: