quinta-feira, 10 de março de 2022

"Álbum de Família" - Poema de Luiza Neto Jorge


Silvestro Lega (Italian realist painter, 1826-1895), Mother, 1884


Álbum de Família


Reconheço a mãe
comia legumes
vivia roendo
entre um cheiro
herbívoro
dizendo
«como vegetais
por vício»

a minha outra mãe
mansa provinha
do ventre polar
de sua mãe
deu-me à luz
elétrica
sob a luz solar

a terceira mãe
porque tinha fome
ou vertigem santa
tomba de onde mora
de um arranha-céus à hora 


Luiza Neto Jorge
,
in 'Corpo insurrecto e outros poemas (2008)'

 

 
Alexandre Legrand (French, 1822–1901)Maternal Love
(Mother and child after a bath)
, Date unknown 
 

"Assim somos nós, mãe. Pelo amor, eu a refletir-te e tu a refletires-me, eu a ser reflexo de ti e tu a seres reflexo de mim. Recebi o amor que me deste e com ele te fiz. Recebeste o amor que te dei e com ele me fizeste."
 José Luís Peixoto, in 'Em Teu Ventre', 2015



Charles West Cope
 (English, 1811-1890), George Herbert and his Mother


"A vida é pequena demais para perdermos tempo a gastar energias em algo que não envolva amor. "
Pedro Chagas Freitas, Prometo Falhar, 2014
 



"Prometo Falhar" é um livro de amor.
O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta.
O amor.
No seu estilo intimista, quase que sussurrado ao ouvido, Pedro Chagas Freitas leva o leitor aos estratos mais profundos do que sente. E promete não deixar pedra sobre pedra.
Mergulhe de cabeça numa obra que mostra sem margem para equívocos porque é que é possível sair ileso de tudo.
Menos do amor. (daqui)

Sem comentários: