sábado, 5 de março de 2022

"Um dia virá" - Poema de Rosa Lobato de Faria



Auguste Toulmouche
 (1829-1890), The blue dress, 1872
 
 

Um dia virá
 
 
Um dia virá
em que a minha porta
permanecerá fechada
em que não atenderei o telefone
em que não perguntarei
se querem comer alguma coisa
em que não recomendarei
que levem os casacos
porque a noite se adivinha fresca.

Só nos meus versos poderão encontrar
a minha promessa de amor eterno.

Não chorem; eu não morri
apenas me embriaguei
de luz e de silêncio.


Rosa Lobato de Faria
in A Noite Inteira já não Chega 
Poesia: 1983-2010. Livros reunidos e poemas dispersos.
Lisboa, Guimarães
Editores, 2012
 

Auguste Toulmouche, Rêveries, 1890 
 
 
Amizade


"A amizade não se alimenta de encontros episódicos ou de feitos extraordinários. A amizade é um contínuo. Tem sabor a vida quotidiana, a espaços domésticos, a pão repartido, a horas vulgares, a intimidade, a conversas lentas, a tempo gasto com detalhes, a risos e a lágrimas, à exposição confiada, a peripécias à volta de uma viagem ou de um dia de pesca. A amizade tem sabor a hospitalidade, a corridas atarefadas e a tempo investido na escuta."
 

José Tolentino de Mendonça, no livro "Nenhum Caminho Será Longo", 2012 (daqui)


Sem comentários: