terça-feira, 19 de julho de 2022

"Herói Vencido" - Poema de Francisco Bugalho



Claude Monet, Gare Saint-Lazare, l'arrivée d'un train, 1877, Fogg Art Museum,
a part of Monet's Gare Saint-Lazare series.  


 
Herói Vencido


Naquele dia
Parti
A hora em que a cidade era saudosa
Das vidas que eu viveria
Se me não fora impossível.
Ali,
Tudo me prometia
O perdido para sempre,
E tudo me era sensível,
Como se fosse de novo,
Ou eu visse
Com os olhos da outra gente.

Nesse momento,
De mim próprio tão diferente,
Era o herói conhecido
De um romance concebido
E nunca realizado...

No ar da gare,
Entre o silvo das partidas,
Estava suspenso, parado,
O perfume concentrado
De todas as despedidas.
 
 
 in Canções de Entre Céu e Terra,
Edições Presença, 1940
 
 
The Art Institute of Chicago, a part of Monet's Gare Saint-Lazare series. 


Sonho de viagem
não sei se durmo
ou olho a paisagem

Outro silêncio: haikais

 

Sem comentários: