domingo, 18 de março de 2012

"Vem vento, varre" - Poema de Adolfo Casais Monteiro


Peder Mørk Mønsted, Sunset over a forest lake, 1895



Vem vento, varre 


Vem vento, varre 
sonhos e mortos. 
Vem vento, varre 
medos e culpas. 

Quer seja dia, 
quer faça treva, 
varre sem pena, 
leva adiante 
paz e sossego, 
leva contigo 
noturnas preces, 
presságios fúnebres, 
pávidos rostos 
só cobardia. 

Que fique apenas 
ereto e duro 
o tronco estreme 
de raiz funda. 

Leva a doçura, 
se for preciso: 
ao canto fundo 
basta o que basta. 

Vem vento, varre!
 
 
 
 
"Somos todos viajantes pelas agruras do mundo, e o melhor que podemos achar em nossas viagens é um amigo." 

(Robert Louis Stevenson)


Robert Louis Stevenson em 1885
 

Robert Louis Balfour Stevenson (13 de novembro de 1850, Edimburgo, capital da Escócia – 3 de dezembro de 1894, Apia, Samoa), foi um novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour (esta dividida em duas partes, Raptado e Catriona).
Filho de engenheiro civil, era pressionado pelo pai a seguir mesma carreira, mas a saúde debilitada e a fraca inclinação para a área fizeram com que decidisse por uma carreira alternativa.
Em 1866 entrou para a faculdade de Engenharia de Edimburgo. Lá, escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a arte e literatura. 
No ano de 1873, após concluir a faculdade, Robert muda-se para a cidade de Londres, Inglaterra, pois sentia-se deslocado no ambiente familiar, marcado por um clima coercitivo e pela inexorável moral e religiosidade puritanas. Em sua curta estadia na cidade, passa a frequentar os salões literários para, algum tempo depois, partir numa longa viagem pela Europa. 
O ano de 1876 é importante na sua vida particular, pois, nesse ano, conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado, chamado Samuel Lloyd Osbourne. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando. A carreira de engenheiro, jamais exercida, é preterida pela de escritor, que, a partir de 1882, é marcada por uma acentuada proficuidade. 
Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários. Com a morte do pai, em 1887, Stevenson retorna aos Estados Unidos, onde volta a tratar de sua tuberculose. No ano seguinte aventura-se num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul, junto com a esposa e o enteado. Apaixonado pela paisagem paradisíaca, se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889. 
Morre prematuramente, em 3 de dezembro de 1894, aos 44 anos, enquanto escrevia sua obra-prima inacabada, Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral. Encontra-se sepultado em Stevenson Family Estate Grounds, Vailima, Tuamasaga em Samoa. (Fonte: Wikipédia)




"Andar por terras distantes e conversar com diversas pessoas torna os homens ponderados." 

(Miguel Cervantes)


Miguel de Cervantes Saavedra
 

Miguel de Cervantes Saavedra (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 — Madrid,  22 de abril de 1616) foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano. Sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes). (Fonte: Wikipédia)


Peder Mørk Mønsted


"Poesia são pensamentos que respiram, e palavras que queimam." 

(Thomas Gray)


Thomas Gray (1716 - 1771)
 

Thomas Gray (Londres, 26 de Dezembro de 1716 — Cambridge, 30 de Julho de 1771), poeta e romancista inglês. Iniciou seus estudos em Eton College e no Colégio São Pedro de Cambridge, onde se tornou amigo dos escritores Horace Walpole e Richard West. Deixou Cambridge em 1738 e acompanhou Walpole muma viagem pelo continente durante o ano seguinte. Juntos, visitaram a França e a Itália, onde se desentenderam e Gray foi para Veneza, retornando à Inglaterra por ocasião da morte de seu pai.
Em 1744 reconciliou-se com Walpole e em 1750 concluiu sua Elegia, obra esta iniciada muitos anos antes. Em 1757, recusou a distinção de poeta laureado. Após a abertura do Museu Inglês, em 1759, Gray passou a morar em Londres para poder estudar as obras expostas. Em 1768, foi nomeado professor de história moderna em Cambridge.
A obra literária de Thomas Gray é pouco volumosa mas a boa qualidade de seus escritos compensa esse fato. A Elegia é a mais popular e, talvez, a melhor de suas obras. (Fonte: Wikipédia)

1 comentário:

Revival Music Radio disse...

Ola - gosto muito do seu blog e dos seus temas. Obrigado. Como seguir seu blog?
Abraco - Claudia