António Ramalho ou Ramalho Júnior (Barqueiros, 1859 — Figueira da Foz, 1916),
O escultor Alberto Nunes no seu atelier, 1887, Museu do Chiado,
Museu Nacional de Arte Contemporânea
Um grande utensílio de amor
um grande utensílio de amor
meia laranja de alegria
dez toneladas de suor
um minuto de geometria
quatro rimas sem coração
dois desastres sem novidade
um preto que vai para o sertão
um branco que vem à cidade
uma meia-tinta no sol
cinco dias de angústia no foro
o cigarro a descer o paiol
a trepanação do touro
mil bocas a ver e a contar
uma altura de fazer turismo
um arranha-céus a ripar
meia-quarta de cristianismo
uma prancha sem porta sem escada
um grifo nas linhas da mão
uma Ibéria muito desgraçada
um Rossio de solidão
in 'Discurso Sobre a Reabilitação do Real Quotidiano'
António Ramalho - Pintor português
(Nasceu em Mesão Frio em 1859 e faleceu em 1916)
Amadeo de Souza Cardoso - Pintor português
(Nasceu em Amarante em 1887 e faleceu em Espinho em 1918.)
Almada Negreiros - Pintor, poeta e escritor português
(Nasceu em S.Tomé em 1893 e morreu em Lisboa em 1970.)
Abel Manta - Pintor português
(Nasceu em Gouveia em 1888. Faleceu em 1982.)
Columbano - Pintor português
(Nasceu em Lisboa em 1857. Faleceu em 1929.)
António Carneiro - Pintor português
(Nasceu em Amarante em 1872. Faleceu em 1930.)
Henrique Medina - Pintor retratista português
(Nasceu no Porto em 1901. Faleceu em 1988.)
Dominguez Alvarez - Pintor português de origem galega
(Nasceu no Porto em 1906. Morreu em 1942.)
Artes plásticas
As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens que revelem uma conceção estética e poética em um dado momento histórico. O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana.
As artes plásticas surgiram na pré-história. Existem diversos exemplos da pintura rupestre em cavernas. Até os dias atuais há sempre uma necessidade de expressão artística utilizando novos meios. É nas artes plásticas que encontramos o uso de novos meios para a criação, invenção e apreciação estética.
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; grandes obras de arte, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo; com o desenvolvimento tecnológico dos materiais, outras técnicas tornaram-se igualmente importantes como, por exemplo, a tinta acrílica.
Diferencia-se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos.
No entanto, há controvérsias sobre essa definição de pintura. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Atualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada. O concernente à pintura é pictural, pictórico, pinturesco, ou pitoresco.
Na pintura, um dos elementos fundamentais é a cor. A relação formal entre as massas coloridas presentes em uma obra constitui sua estrutura básica, guiando o olhar do espectador e propondo-lhe sensações de calor, frio, profundidade, sombra, entre outros. Estas relações estão implícitas na maior parte das obras da História da Arte e sua explicitação foi uma bandeira dos pintores abstratos ou não-figurativos. A cor é considerada por muitos artistas como a base da imagem. (daqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário