and Paolo Malatesta, c. 1864,
Schack Collection
Morrer de Amor
Morrer de amor
ao pé da tua boca
Desfalecer
à pele
do sorriso
Sufocar
de prazer
com o teu corpo
Trocar tudo por ti
se for preciso
Quetzal Editores
Ernst Klimt (Austrian history painter and decorative painter, 1864–1892),
Francesca da Rimini and Paolo, c. 1890, Belvedere
Francesca da Rimini and Paolo, c. 1890, Belvedere
"Sempre
existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja no meio de um
deserto, seja no meio das grandes cidades. E quando estas pessoas se
cruzam, e seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perde
qualquer importância, e só existe aquele momento, e aquela certeza
incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma
Mão. A Mão que desperta o Amor, e que fez uma alma gémea para cada
pessoa que trabalha, descansa e busca tesouros debaixo do sol. Porque
sem isto não haveria qualquer sentido para os sonhos da raça humana."
Paulo Coelho, Trecho do livro 'O Alquimista'
Jean-Auguste Dominique Ingres (French Neoclassical painter, 1780–1867),
Francisca de Rímini
Francesca da Rimini (Francisca da Polenta) (Ravena, 1255 – Gradara, 1285) foi uma nobre medieval italiana, filha de Guido da Polenta, governante de Ravena, fonte de inspiração de Dante Alighieri, que a retratou na Divina Comédia.
Francesca da Rimini provavelmente nasceu na cidade de Ravena, sendo conhecida pela sua beleza. Seu pai, Guido da Polenta era o governante da cidade e estava em guerra com a família Malatesta, de Rimini. Quando as famílias negociaram um acordo de paz, por conveniência, Guido concedeu Francesca em casamento para Giovanni Malatesta (Gianciotto), o filho mais velho de Malatesta da Verucchio, lorde de Rimini. Giovanni era um homem culto, porém de péssima aparência e tinha o corpo deformado. Guido sabia que Francesca não concordaria com o casamento de modo que ele foi realizado por procuração através do irmão mais novo, Paolo Malatesta , que era jovem e bonito. Francesca e Paolo não demoraram a se apaixonar.
De acordo com Dante, Francesca e Paolo foram seduzidos pela leitura da história de Lancelote e Ginevra, e se tornaram amantes. Posteriormente foram surpreendidos e assassinados por Giovanni. Dante utilizou o romance de Lancelot, a fim de caber no âmbito do regime de amor poesia lírica, que emula Francesca no Canto V do Inferno. O nome "Francesca" se tornou popular entre os aristocratas. (daqui)
and Paolo Malatesta, 1870, Musée d'Orsay
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