sábado, 27 de maio de 2023

"Quem me dera que eu fosse o pó da estrada" - Poema de Alberto Caeiro / Fernando Pessoa



Manuel Gregório Pereira (Artista plástico português, 1931-2013),
Paisagem com lavadeiras, s/d



Quem me dera que eu fosse o pó da estrada

XXVIII


Quem me dera que eu fosse o pó da estrada
E que os pés dos pobres me estivessem pisando...

Quem me dera que eu fosse os rios que correm
E que as lavadeiras estivessem à minha beira...

Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio
E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...

Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro
E que ele me batesse e me estimasse...

Antes isso que ser o que atravessa a vida
Olhando para trás de si e tendo pena... 

1914

Alberto Caeiro, “O Guardador de Rebanhos”.
In Poemas de Alberto Caeiro.
Fernando Pessoa.
(Nota explicativa e notas de João Gaspar Simões e Luís de Montalvor.)
Lisboa: Ática, 1946 (10ª ed. 1993). - 45.



Manuel Gregório Pereira, Sintra - Paisagem Fluvial com Figuras, s/d, Óleo sobre tela.

Manuel Gregório Pereira foi um pintor que nasceu em Tavira no ano de 1931 e faleceu com 82 anos em Agosto de 2013, vítima de doença súbita. 
Em 1937, a sua família foi  viver para Huelva, Espanha, onde permaneceu vários anos e onde o seu talento viria a ser descoberto pelos irmãos Manuel e Henrique Piña, na academia de São Fernando. Mais tarde, conquistou o mestre Orduña Castelhano, com quem acabaria por estudar e trabalhar em Sevilha. 
Manuel Gregório Pereira frequentou a Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, onde ingressou aos 22 anos, e foi discípulo do mestre Machado da Luz. 
Gregório Pereira utilizava a técnica da espátula com pintura em relevo e tem obras permanentes nos Museus da Marinha e Militar de Lisboa, entre outras coleções públicas e privadas.
O artista plástico viveu um período de cerca de seis anos nos Estados Unidos e trabalhou cerca de cinco anos, em exclusivo, com as "Galerias Wally Findlay", em Beverly, na Califórnia, chegando a expor ao lado de Pablo Picasso e Marc Chagal, na galeria Perón em Genebra, na Suíça. 
Na década de 1980, expôs individualmente na Holanda, Dinamarca e Alemanha, e um dos seus quadros foi selecionado para figurar com "poster" anual da "Big Sur Land Trust Foundation", em Monterrey, na Califórnia.  
A obra de Manuel Gregório Pereira é descrita como uma «importante referência na atual pintura naturalista portuguesa de expressão impressionista»
 
Ref. Biog. Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses. [pág. 306] // Michael Tannock. [pág.126].

Sem comentários: