or The Fugitives, c. 1852–55. Oil on panel, 16.2 x 28.7 cm., Petit Palais, Paris.
Em uníssono
Indagamos, em uníssono, o avesso dos dias
retalhados por mãos adversas,
para não nos equivocarmos
com o rosto deste mundo
em constante calafrio, em arriscada deriva.
Porque estes são tempos exasperantes
de perder as pátrias e as casas
e os pais e os irmãos e os amigos
e os nomes e a memória.
E nas imensas planícies enegrecidas
é desabrido o som dos que bradam
quando as crianças ensurdecem no silêncio.
A meia-haste, arvoramos a rugosidade
das cinzas e o rasgão do medo,
para não permanecermos alheios
à saturação dos que sangram,
dos que tombam, dos que resistem.
Graça Pires,
in Continuum: Antologia poética.
"A transitoriedade do ser e das coisas marca o ritmo concreto da vida, na escrita que flui numa densa e intensa formulação. As linhas do poema elevam-se em versos sucessivos e coerentes, transformando a/s mão/s que escreve/m, exaltando o/s verso/s que continuam da página do poeta para a página do leitor. Esse Outro que transporta o poema para um outro tempo, o da leitura, da compreensão das imagens antes inscritas na folha em branco do poeta. É neste movimento imparável do tempo que o abismo da criação poética se instala e repara, permitindo ao/à autor/a não só a consciência de uma solidão maior, a do ato criador, mas também a da perda irreparável de tudo, a cada instante, de tudo o que escapa, que deixa de ser para voltar a ser, em mutação permanente."
Gisela Gracias Ramos Rosa (excerto do prefácio)
"Um outro sabor senti-o pela abrangência poética da obra, conseguida através da enorme diversidade de estilos e formas de a expressar, seja por texto, por pensamentos ou por poemas, bem como a multiplicidade de temáticas escolhidas, desde a poesia lírico-amorosa, passando pela poesia recorrendo ao conteúdo sensorial, na essência de emoções (visão, voz, cheiro, sede, toque) pela poesia referindo-se à própria poesia, aludindo a termos como palavras, poemas, poetas, até à chamada poesia do conhecimento. Sobre esta última gostaria de assinalar o conteúdo intelectual de alguns dos poemas, os quais embora expressos em formas de linguagem de algum modo complexas mas sempre elegantes, desafiam o leitor para um agradável exercício de intimidade reflexiva e interrogação com contornos filosóficos."
José Gabriel Duarte (excerto do posfácio)
Sem comentários:
Enviar um comentário