quarta-feira, 7 de junho de 2023

"Tu e eu meu amor" - Poema de Manuel da Fonseca


 
Frederick McCubbin (Australian artist, art teacher and prominent member of the Heidelberg School 
art movement, also known as Australian impressionism, 1855 –1917), Bush Idyll, 1893.
 


Tu e eu meu amor 
 

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu.

Nua a mão que segura
outra mão que lhe é dada
nua a suave ternura
na face apaixonada
nua a estrela mais pura
nos olhos da amada
nua a ânsia insegura
de uma boca beijada.

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu.

Nu o riso e o prazer
como é nua a sentida
lágrima de não ver
na face dolorida
nu o corpo do ser
na hora prometida
meu amor que ao nascer
nus viemos à vida.

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu.

Nua nua a verdade
tão forte no criar
adulta humanidade
nu o querer e o lutar
dia a dia pelo que há de
os homens libertar
amor que a eternidade
é ser livre e amar.

Tu e eu meu amor
meu amor eu e tu
que o amor meu amor
é o nu contra o nu. 
in "Poemas para Adriano", 1972
 
["Poemas para Adriano" é o conjunto de nove poemas de Manuel Fonseca escritos especialmente para o álbum Que nunca mais, lançado pelo músico português Adriano Correia de Oliveira, em 1975. Com esse álbum, o músico foi eleito o Artista do Ano, pela revista inglesa Music Week.]
 
 
 
 Adriano Correia de Oliveira - "Tu e eu meu amor"
do disco "Que Nunca Mais" (LP 1975)

 

Sem comentários: