domingo, 7 de junho de 2020

"Uma sombra" - Poema de Manuel António Pina



Patrick William Adam, The Studio of FCB Cadell, 1912



Uma sombra


Ouves os meus passos nas escadas?
Quando eu bater à porta
não me reconheceremos.

Voltarei de um dia de trabalho,
subirei as escadas
e perder-me-ei para sempre
em qualquer sítio fora de qualquer sítio.

Não foi o caminho de casa que perdi?
Não ficou alguém em qualquer sítio,
uma sombra passando diante de nós,
e principalmente fora de nós?

Agora quem sente
isto fora de mim,
quem é esse ausente?


Manuel António Pina

Todas as Palavras – Poesia Reunida,
Assírio&Alvim (Porto Editora), 3.ª ed., 2013


Patrick William Adam, Studio Gleams


Retrato Antigo



Quem é essa que
me olha de tão longe
com olhos que foram meus?

Helena Kolody



Sem comentários: