sábado, 4 de julho de 2020

"Deixem!" - Poema de R. Petit (Pseudónimo de Raimundo de Araujo Chagas)


Kazimir Malevich, Sensation of an imprisoned man, oil on canvas,1930–31



Deixem!...


Deixem que eu viva ao léu como um rochedo
Sobre a praia sem fim: ermo, esquecido,
Frio, imóvel, tristonho, adormecido,
Como se fosse a imagem de um segredo.

Deixem que viva assim como o arvoredo
Da margem de uma estrada, aos céus erguido,
Que o viandante ao passar, fere, sem medo,
Rouba um galho! e se afasta distraído.

Que eu seja a sombra humilde dos ascetas.
Deixem que eu sofra!... A dor em que me inundo,
Trila na voz da lira dos Poetas.

Se eu vivo entre emoções e fantasias,
Pois deixem que eu me acabe pelo mundo,
Em soluços, em preces e harmonias...


R. Petit
Pseudónimo de Raimundo de Araujo Chagas
(Nasceu em 1894 em Belém do Pará e faleceu em Sorocaba, SP, em 1969) 

Sem comentários: