domingo, 19 de julho de 2020

"Irremediável" - Poema de Mário Dionísio


Vasily Perov, Old Man, 1874


Irremediável


Quando eu continuar na minha marcha eterna,
direito no caixão, sereno e branco,
tu ficarás sozinha.
E talvez só entendas claramente
que, além de ti, eu era a única pessoa.
As mãos que se estenderem para ti
ser-te-ão irreais, como de fumo.
E todas as bocas serão gélidas e mortas,
e todas as palavras gélidas e mortas,
tudo gélido e morto para ti.
Terás os cabelos singelamente escorridos
e os olhos molhados
e as mãos abandonadas.
E só então (tão tarde) tu verás,
com a lucidez que vem depois das coisas consumadas,
a verdade total.
Tuas olheiras roxas
e os ombros caídos ao peso dos braços
serão a medida exata desta palavra: angústia.
Um manto de inutilidade e do vazio cairá sobre as coisas.
Ah mas então será tarde, imensamente tarde!
Porque eu estarei direito no caixão, sereno e branco,
sem poder repetir-me nunca mais.


Mário Dionísio


 
Vasily Perov, An old, 1874


"A quem o sofrimento pessoal é poupado, deve sentir-se chamado a diminuir o sofrimento dos outros." 


Vasily Perov, Grandfather and grandson, 1871


"Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma."

(Albert Schweitzer)



Vasily Perov, The old man on the bench, 1880


"Só são verdadeiramente felizes aqueles que procuram ser úteis aos outros." 

Sem comentários: