domingo, 10 de junho de 2012

"Água-Memória" - Poema de Maria Alberta Menéres


Gustav Klimt, The Tree of Life, 1905



Água-Memória 


Que súbita alegria me tortura 
alegria tão bela e estranha 
tão inquieta 
tão densa de pressentimentos? 
Que vento nos meus nervos 
que temporal lá fora 
que alegria tão pura, quase medo ao silêncio? 

Pára a chuva nas árvores 
pára a chuva nos gestos, 
interiores contornos 
divisíveis distâncias 
ultrapassáveis gritos 
que alegria no inverno, 
que montanha esperada ou inesperado canto? 


 
 

Vida e obra de Gustav Klimt
Klimt - Photographic portrait from 1914


Artista austríaco, Gustav Klimt  nasceu a 14 de julho de 1862, em Baumgarten, próximo de Viena, e morreu a 6 de fevereiro de 1918, em Viena, vítima de apoplexia. Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Viena entre 1876 e 1883. Nesse mesmo ano fundou, juntamente com o irmão Ernst Klimt e com Franz Matsche, um atelier de pintura, especializando-se na execução de murais, pinturas para tetos ou para cenários.
O seu trabalho inicial consistiu essencialmente em grandes murais para teatros, num estilo naturalista, de entre os quais se destacam o teto do Burgtheater de Viena (1886-1888) e as pinturas da escadaria do Museu de História de Arte, também em Viena (1890-1892). Neste trabalho, Klimt procurou fazer uma síntese da história da arte, pintando cada personagem num estilo diferente, conforme ao período que encarnava. A partir de 1894 executou grandes pinturas alegóricas para o teto da Sala Magna da Universidade de Viena, enveredando por uma linguagem mais ornamental e linear, próxima dos ideais estéticos do movimento da Arte Nova. Estes trabalhos, "A Filosofia", "A Medicina" e "O Direito", foram tão fortemente criticados pelas correntes mais tradicionalistas, que se abandonou a intenção de os colocar nos locais previstos. Confrontado com esta hostil reação crítica do público, Klimt retirou-se da vida pública.
Em 1897, Klimt foi um dos membros fundadores do grupo da Secessão de Viena (um movimento de reação contra o conservadorismo académico burguês), tornando-se seu presidente até 1905, ano em que abandonou o movimento para formar o Grupo Klimt. Nesta altura colaborava no periódico Ver Sacrum, para o qual realizou um conjunto de ilustrações de carácter alegórico.
A partir de 1898, o seu trabalho tornou-se mais original e inovador, ganhando um carácter simultaneamente mais simbólico e decorativo. Em 1902 executa, para a sede da Secessão, um edifício projetado por Olbrich, o Friso de Beethoven, uma grande pintura mural, cuja influência sobre as gerações mais jovens foi considerável. Este friso foi, tal como a 9.ª Sinfonia de Beethoven, realizado em três fases, dividindo-se em "Aspiração à Felicidade", "As Forças Inimigas" e "Hino à Alegria".
Os seus trabalhos mais famosos, datados do último período artístico do pintor, foram O retrato de Fritza Riedler (1906) e os murais e mosaicos realizados para o Palácio Stoclet (1905-1909) em Bruxelas, uma grande casa desenhada pelo arquiteto austríaco Joseph Hoffmann, também ele membro da Secessão Vienense. Nas suas pinturas, Klimt revelou a tendência para eliminar o efeito de profundidade e de volume, transformando as figuras num conjunto de superfícies decorativas, com carácter abstrato, de onde se destacavam os pormenores figurativos das mãos e dos rostos.
Neste período, Klimt colabora com muitos dos artistas dos Wiener Werstätten (ateliers vienenses), fundados em 1902 por Hoffmann, realizando aí inúmeros trabalhos de artes aplicadas.
Apesar de ser contestado no seu país natal até 1917 (ano em que foi eleito membro de honra da Academia de Viena), em 1910 a sua obra foi alvo de uma receção entusiástica na Bienal de Veneza.
Pintou essencialmente a mulher feminina e fatal, enfatizando a sexualidade, nomeadamente através da representação das senhoras da sociedade de Viena. Os seus quadros compõem-se de mosaicos, cores quentes, motivos florais e animalescos e, claro, de mulheres sensuais de corpos desnudados.
As suas obras pictóricas mais conhecidas são O Beijo, uma pintura a óleo sobre tela datada de 1907-1908, onde o artista pinta um par romântico ornado por uma composição de mosaicos e elementos vegetalistas; e o Abraço, um projeto para a decoração da casa Stoclet, concebido entre 1905 e 1909.
A pintura de Klimt, um dos mais importantes pintores vienenses de inícios do século, teve significativas repercussões na obra de alguns artistas do movimento expressionista, tais como o alemão Egon Schiele e o austríaco Oskar Kokoschka.

Gustav Klimt. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-06-10].


Gustav Klimt

"Toda a arte é erótica."

(Gustav Klimt) 


Gustav Klimt


"Mesmo quando tenho de escrever uma carta simples, eu estou apavorado,
 como se diante de iminente enjoo."

(Gustav Klimt)


Gustav Klimt - Philosophie 1899-1907. Destroyed 1945


Gustav Klimt Medicine 1899-1907. Destroyed 1945


Gustav Klimt  - Jurisprudence 1899-1907. Destroyed 1945


Gustav Klimt - Friso de Beethoven -  
Pormenor de 'As forças inimigas´


Gustav Klimt - Friso Stoclet - O cumprimento, 1904-1909


Gustav Klimt - Danaë, 1907,  Private Collection, Vienna


Gustav Klimt - The Friends, 1916


Gustav Klimt - The Three Ages of Woman, 1905 
Galleria Nazionale d'Arte Moderna, Rome


Gustav Klimt - Avenue in Schloss Kammer Park, 1912. 
Belvedere, Vienna

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