terça-feira, 6 de junho de 2017

"Infante" - Poema de Luís de Montalvor


Franz von Lenbach (1836-1904), Retrato de Adolf Friedrich von Schack, 1875



Infante


Dá-me o sol a minha fronte. Doloridos 
e chagados meus pés descalços vão fugindo... 
- Memórias dos meus doidos passos incontidos! 
- Ó meu rumor do mundo em pétalas abrindo! 

Ó corças que correis pela tarde desferindo 
o balido ligeiro que alonga os ouvidos... 
- Tarde de écloga e mel silvestre reluzindo... 
- Minhas vinhas de vinhos de oiro não bebidos... 

Desfolham-se ilusões e vão-se sem apegos... 
Murchou a flor dos meus desejos com que pude 
a vida transformar em ócios e sossegos... 

Que lucrei, eu, Senhor! com horas execráveis 
dum sonho que perdeu meu corpo de virtude? 
- o pródigo que fui dos erros inefáveis! 


in 'Antologia Poética'


Sem comentários: