segunda-feira, 17 de agosto de 2020

"Macbeth" - Tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare

  
Théodore Chassériau (1819-1856), Macbeth and Banquo Meeting the Witches on the Heath, 1855.
An example of one of Chassériau's many works inspired by Shakespeare, Musée d'Orsay


Macbeth


Macbeth é o mais tenebroso dos dramas shakespearianos, segundo o crítico literário Harold Bloom. Retrata a ambição do poder, o seu fervor maligno que empurra para o crime, o pesadelo dos remorsos e a atração para o mal como fruto de um contínuo apertar da intriga.
A peça é uma ótima oportunidade para refletir sobre aspetos sombrios e atemporais do comportamento humano, como ganância, traição e culpa. 

A história desenrola-se na Escócia, no século XI. Os generais Macbeth e Banquo retornam vitoriosos de uma batalha. No caminho para casa, eles se deparam com três bruxas que fazem uma profecia:
Macbeth se tornará barão e depois, rei. E os filhos de Banquo serão os próximos soberanos.

Assim que o primeiro presságio se concretiza e Macbeth é nomeado barão, a vontade de se tornar monarca ganha espaço no coração do general. Mas é Lady Macbeth quem mais demonstra avidez com a possibilidade de virar rainha. Perversa e ardilosa, ela convence o marido de que o assassinato do rei Duncan da Escócia é um passo imprescindível para a realização da profecia.

Antes do crime, Macbeth pensa em recuar – afinal, ele é parente próximo do rei, um líder bom e justo. Porém, sua esposa consegue persuadi-lo e ele executa o monarca com um golpe de punhal.
O peso da coroa, no entanto, traz apenas tormento e insónia ao novo rei. Sofrendo de dores terríveis de consciência, ele é incapaz de usufruir o que almejou. Ao mesmo tempo, teme a perda do poder recém-conquistado.


Johann Heinrich Füssli, The sleepwalking Lady Macbeth, c.1781-1784


No decorrer da trama, Macbeth vai se tornando cada vez mais insensível, sujando cada vez mais suas mãos de sangue. Por outro lado, Lady Macbeth, tomada pela culpa, passa a ter alucinações perturbadoras e suicida-se.


William Rimmer (American, 1816–1879), Three Witches, c. 1850
(Rimmer's depiction of a scene from William Shakespeare's Macbeth)


Macbeth lembra-se da profecia das bruxas e passa a temer Banquo. Então, contrata assassinos para matá-lo junto com seu filho, Fleance. No ataque, Banquo é morto mas o filho consegue escapar.
Vendo que o herdeiro de Banquo continua vivo, Macbeth desespera-se ao perceber que a profecia das bruxas irá cumprir-se.


Théodore Chassériau (1819-1856), Macbeth apercevant le spectre de Banquo, 1855
(A scene from William Shakespeare's Macbeth)


Logo após o assassinato, a meio de um delírio, Macbeth vê o fantasma de Banquo sentado à mesa de seu castelo, durante um banquete que oferecia a seus nobres.
Mais tarde, frente às bruxas, Macbeth novamente tem uma visão de Banquo, desta vez acompanhado por sua longa descendência real.
No final da obra, Macbeth é assassinado e o legítimo herdeiro do rei Duncan, Malcolm, é coroado rei.



O ator Thomas W. Keene como Macbeth, em cartaz de espetáculo teatral, 1884


As principais fontes de Shakespeare para a Tragédia Macbeth são os relatos dos reis Duff e Duncan nas Crónicas da Inglaterra, Escócia e Irlanda, de 1587, uma história das Ilhas Britânicas familiar a Shakespeare e seus contemporâneos, e pelos escritos do filósofo escocês Hector Boece.

Ao longo dos séculos a peça atraiu alguns dos maiores atores de seu tempo para os papéis de Macbeth e Lady Macbeth. A obra já foi adaptada para o cinema, televisão, ópera, banda desenhada e muitas outras mídias. 



O Retrato de Chandos, óleo sobre tela, 
de autoria desconhecida.


O Retrato de Chandos é um dos mais famosos retratos que supostamente representam o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616). O nome pelo qual é conhecido o quadro deriva de James Brydges, 3o Duque de Chandos, um dos seus primeiros donos.
Pintado por volta de 1610, o retrato é o único que pode ter sido realizado durante a vida de Shakespeare. Também pode ter sido a base da gravura que representa o poeta no First Folio de 1623, uma edição de suas obras. Não se conhece o autor da pintura.
O retrato encontra-se hoje na National Portrait Gallery de Londres, sendo o primeiro adquirido pela galeria em 1856, ano de sua fundação.
Fonte: Wikipédia

Sem comentários: