terça-feira, 1 de setembro de 2020

"Os Lugares-Comuns" - Poema de Adélia Prado


Pascal Dagnan-Bouveret, Blessing of the Young Couple Before Marriage, 1880–81 
 

Os Lugares-Comuns 

 
Quando o homem que ia casar comigo
chegou a primeira vez na minha casa,
eu estava saindo do banheiro, devastada
de angelismo e carência. Mesmo assim,
ele me olhou com olhos admirados
e segurou minha mão mais que
um tempo normal a pessoas
acabando de se conhecer.
Nunca mencionei o facto.
Até hoje me ama com amor
de vagarezas, súbitos chegares.
Quando eu sei que ele vem,
eu fecho a porta para a grata surpresa.
Vou abri-la como o fazem as noivas
e as amantes. Seu nome é:
Salvador do meu corpo. 


Adélia Prado
, in 'Bagagem' 
 

Pascal Dagnan-Bouveret, Wedding in the Photographer’s Studio, 1879
 

Provérbios

  • "O casamento é uma fortaleza sitiada; os que estão de fora querem entrar à viva força e os que estão dentro gostariam bastante de sair dela." 
  •  "Quem casa muito prontamente, arrepende-se muito longamente."
  • "Para mal casar, mais vale nunca casar."
  • "Quem acerta no casar, nada lhe falta acertar."
  • "Quem ao longe vai casar, ou se engana ou vai enganar."
  • "Antes um bom arrependimento que um mau casamento."
  •  "A cadeia do casamento é tão pesada que são precisas duas pessoas para a carregar."
  • "Casamento, apartamento."
  • "Casa-te e verás, perdes o sono e mal dormirás."


Sem comentários: