domingo, 13 de setembro de 2020

"Cabra-Cega" - Poema de Pedro Homem de Mello



Francisco de Goya, La Gallina Ciega (Blind Man's Bluff), 1788, Museu do Prado, Madrid



Cabra-Cega 


À volta de incerto fogo
Brincaram as minhas mãos.
... E foi a vida o seu jogo!

Julguei possuir estrelas
Só por vê-las.
Ai! Como estrelas andaram
Misteriosas e distantes
As almas que me encantaram
Por instantes!

Em ritmo discreto, brando,
Fui brincando, fui brincando
Com o amor, com a vaidade...

— E a que sentimentos vãos
Fiquei devendo talvez
A minha felicidade! 
in "Jardins Suspensos"



Alberto Lacerda (1889-1975), Cabra-Cega, óleo sobre tela, 1914.
Museu José Malhoa

(Cena lúdica de interior. Três crianças jogam à cabra-cega, num alpendre com colunas de pedra, chão de tijoleira vermelha e muro revestido de azulejos com motivos florais a azul, amarelo e branco, aberto para um pátio interior. Em primeiro plano, na metade esquerda da composição, uma menina, vestida com uma bata vermelha pelos joelhos, de mangas a três quartos, sobre uma veste branca, cujos punhos e parte das mangas saem das mangas da bata, faz de cabra-cega; uma faixa branca sobre os cabelos curtos, castanhos, envolve-lhe a cabeça, tapando-lhe os olhos; à sua esquerda, protegendo-se atrás da esquina do muro, um menino mais jovem, vestido de branco, estende, com o braço esquerdo esticado na sua direção um pequeno galho bifurcado com duas folhas, uma em cada haste; escondida atrás do muro, apoiando a mão direita no parapeito, outra criança espreita a cena.) (Daqui)


Márcia - "CABRA-CEGA" - Video Oficial
 
 

Sem comentários: