sexta-feira, 1 de março de 2013

"Milagres" - Poema de Walt Whitman


Pintura de Camille Engel



Milagres


Ora, quem acha que um milagre é alguma coisa de especial?
Por mim, de nada sei que não sejam milagres:
ou ande eu pelas ruas de Manhattan,
ou erga a vista sobre os telhados
na direcção do céu,
ou pise com os pés descalços
bem na franja das águas pela praia,
ou fale durante o dia com uma pessoa a quem amo,
ou vá de noite para a cama com uma pessoa a quem amo,
ou à mesa tome assento para jantar com os outros,
ou olhe os desconhecidos na carruagem
de frente para mim,
ou siga as abelhas atarefadas
junto à colmeia antes do meio-dia de verão
ou animais pastando na campina
ou passarinhos ou a maravilha dos insectos no ar,
ou a maravilha de um pôr-de-sol
ou das estrelas cintilando tão quietas e brilhantes,
ou o estranho contorno delicado e leve
da lua nova na primavera,
essas e outras coisas, uma e todas
— para mim são milagres,
umas ligadas às outras
ainda que cada uma bem distinta
e no seu próprio lugar.

Cada momento de luz ou de treva
é para mim um milagre,
milagre cada polegada cúbica de espaço,
cada metro quadrado da superfície da terra
por milagre se estende, cada pé
do interior está apinhado de milagres.

O mar é para mim um milagre sem fim:
os peixes nadando, as pedras,
o movimento das ondas,
os navios que vão com homens dentro
— existirão milagres mais estranhos?


Walt Whitman, in "Leaves of Grass
 
 

Galeria de Camille Engel
Pintura de Camille Engel
 

Pintura de Camille Engel
 

Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel
 

  
 Pintura de Camille Engel
 

Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel


Pintura de Camille Engel


 Pintura de Camille Engel


Sem comentários: