Dante Gabriel Rossetti (1828–1882), The Day Dream, 1880
(The sitter is Jane Morris), Victoria and Albert Museum
Urgente
Urgente é construir serenamente
seja o que for, choupana ou catedral,
é trabalhar a pedra, o barro, a cal,
é regressar às fontes, à nascente.
É não deixar perder-se uma semente,
é arrancar as urtigas do quintal,
é fazer duma rosa o roseiral,
sem perder tempo. Agora. Já. É urgente.
Urgente é respeitar o Amigo, o Irmão,
é perdoar, se alguém pede perdão,
é repartir o trigo do celeiro.
Urgente é construir serenamente
seja o que for, choupana ou catedral,
é trabalhar a pedra, o barro, a cal,
é regressar às fontes, à nascente.
É não deixar perder-se uma semente,
é arrancar as urtigas do quintal,
é fazer duma rosa o roseiral,
sem perder tempo. Agora. Já. É urgente.
Urgente é respeitar o Amigo, o Irmão,
é perdoar, se alguém pede perdão,
é repartir o trigo do celeiro.
Urgente é respirar com alegria,
ouvir cantar a rola, a cotovia,
e plantar no pinhal mais um pinheiro.
in "Poesia II", 1969
Escritor e pintor inglês, nascido em 1828 e falecido em 1882, Dante Gabriel Rossetti foi
educado numa atmosfera de ativismo cultural e político que muito
influenciou o seu desenvolvimento artístico. Funda, juntamente com
outros pintores, a irmandade dos Pré-rafaelitas.
Em 1850 foram publicados em The Germ alguns dos seus poemas, tais como: "The Blessed Damozel" e "My Sister's Sleep". Dezasseis sonetos, incluindo a sequência "The Willow wood", surgiram em 1869, no periódico The Fortnightly Review. Em 1872 escreveu o ensaio "The Stealthy School of Criticism; Poems", uma reorganização dos trabalhos iniciais, e "Ballads and Sonnets" surgiram em 1881. (Daqui)
Em 1850 foram publicados em The Germ alguns dos seus poemas, tais como: "The Blessed Damozel" e "My Sister's Sleep". Dezasseis sonetos, incluindo a sequência "The Willow wood", surgiram em 1869, no periódico The Fortnightly Review. Em 1872 escreveu o ensaio "The Stealthy School of Criticism; Poems", uma reorganização dos trabalhos iniciais, e "Ballads and Sonnets" surgiram em 1881. (Daqui)
Rossetti's eighth and final version of Proserpine, 1882,
now in the Birmingham Museum and Art Gallery
Dante Gabriel Rossetti começou a trabalhar nesta obra em 1871 e pintou pelo menos oito versões diferentes. A última versão (muito semelhante à da Tate, encomendada por Frederick Richards Leyland), concluída em 1882, apenas alguns dias antes da sua morte, encontra-se no Birmingham Museum and Art Gallery.
Leyland encomendou a Rossetti dezoito pinturas, sem contar com as encomendas não satisfeitas. Logo após a entrega da pintura, Leyland e Rossetti pensaram na hipótese de um tríptico de Rossetti, que acabou por ser formado com Mnemosine, The Blessed Damozel e Proserpina.
Dante Gabriel Rossetti começou a trabalhar nesta obra em 1871 e pintou pelo menos oito versões diferentes. A última versão (muito semelhante à da Tate, encomendada por Frederick Richards Leyland), concluída em 1882, apenas alguns dias antes da sua morte, encontra-se no Birmingham Museum and Art Gallery.
Leyland encomendou a Rossetti dezoito pinturas, sem contar com as encomendas não satisfeitas. Logo após a entrega da pintura, Leyland e Rossetti pensaram na hipótese de um tríptico de Rossetti, que acabou por ser formado com Mnemosine, The Blessed Damozel e Proserpina.
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